FAUNA

UCS assume atendimento de animais silvestres capturados no aeroporto de Caxias do Sul

Parceria entre Prefeitura e Instituto Hospitalar Veterinário prevê exames, internações e tratamentos para garantir segurança de passageiros, aeronaves e fauna local

Convênio prevê atendimento pelo Instituto Hospitalar Veterinário à fauna silvestre capturada no aeródromo por representar risco ao funcionamento do local. Foto: Bruno Zulian/Divulgação.
Convênio prevê atendimento pelo Instituto Hospitalar Veterinário à fauna silvestre capturada no aeródromo por representar risco ao funcionamento do local. Foto: Bruno Zulian/Divulgação.

Agora o atendimento dos animais silvestres capturados dentro da área do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani será realizado pelo Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A novidade se dá por conta da parceria firmada neste mês com a Prefeitura de Caxias para a realização de exames, internações e tratamentos.

De acordo com a diretora do IHVET, Renata Demori, que conheceu a estrutura do aeroporto durante uma visita na terça-feira (15), é necessário se inteirar da dimensão da área, bem como dos animais que circulam por ela.

“É um prazer para o IHVET assumir esse serviço, que se relaciona a questões tão importantes quanto a segurança dos animais, das aeronaves, dos passageiros e do aeroporto de Caxias do Sul. É fundamental conhecermos todo o ambiente e o contexto, e nossa equipe vai fazer um reconhecimento in loco para verificar a dimensão dessa área e quais são os animais silvestres que vamos atender na infraestrutura do IHVET”, comenta.

Parceria e Monitoramento no Aeroporto

Além da pista do aeroporto, que conta com 1.670 metros, sua área total é de 62 hectares. De hora em hora os servidores municipais que trabalham no local precisam monitorar a presença de animais. Quando algum é identificado, se faz necessária a captura para evitar riscos ao funcionamento do aeroporto.

O diretor do Hugo Cantergiani, Cleberson Babetzki, exalta a importância da parceria com o IHVET para auxiliar no bom funcionamento da rotina, já que a presença de animais dentro da área do aeroporto pode colocar em risco as operações.

“Com esse suporte técnico garantimos agilidade, responsabilidade ambiental e alinhamento com as exigências dos órgãos reguladores”, pontua.