Mais um caso de descarte irregular de lixo foi flagrado em Farroupilha. Desta vez, o local foi o bairro Alvorada, no conhecido antigo desvio do pedágio, cruzamento com a rua João Fabro Filho.
No local, a reportagem encontrou na manhã desta sexta-feira (12), uma grande quantidade de lixo. Entre os materiais estão sacolas, garrafas plásticas, pedaços de madeira, pneus, restos de móveis, pedaços de carro, esponjas, entre outros. Com o vento, o lixo também acaba indo parar em um matagal próximo.
O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo César Gasperin, salientou que os próprios moradores fazem este descarte. Profissionais da pasta já foram até lá e acionaram a Ecofar para a limpeza do local.
O Portal Leouve já presenciou situações semelhantes em outras oportunidades nos bairros Cinquentenário, Primeiro de Maio, São José, entre outros.
O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental no Brasil, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). O artigo 54 desta lei prevê penas que podem incluir reclusão, detenção ou pagamento de multa, dependendo da gravidade do crime.