MEIO AMBIENTE

Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China

Objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as diversas possibilidades de aplicação, além de avaliar tecnologias e modelos de desenvolvimento que possam ser implementados no território gaúcho com investimentos estrangeiros

Comitiva do governo do RS visita Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio na China
Foto: Maicon Bock/ Secom

Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, realizou, nesta segunda-feira (25), uma visita à Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing, em Pequim, na China.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as diversas possibilidades de aplicação do hidrogênio no dia a dia, além de avaliar tecnologias e modelos de desenvolvimento que possam ser implementados no território gaúcho com investimentos estrangeiros. 

A zona de Daxing é reconhecida internacionalmente como referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias baseadas no uso do hidrogênio. Desde sua fundação, em 2020, a área se consolidou como um polo de inovação, promovendo pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização, com foco em hidrogênio verde.

Entre as iniciativas em destaque, apresentadas aos brasileiros pela porta-voz da zona de demonstração, Siwen Liang, estão o maior posto de reabastecimento de hidrogênio do mundo, a Hypower, e o desenvolvimento de veículos movidos a essa energia, como bicicletas, motocicletas, carros e ônibus.

“Daxing é uma área projetada para desenvolver, em fases, a cadeia de hidrogênio da China. O plano é superar gargalos tecnológicos e integrar o hidrogênio como 10% da matriz energética chinesa até 2050. O principal objetivo da visita foi observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha, fortalecendo as políticas públicas do Estado para o avanço do hidrogênio verde”, detalhou Marjorie.

Durante a missão na Ásia, a comitiva gaúcha já realizou encontros técnicos e visitas a outras instalações relacionadas ao setor energético, reforçando o compromisso com a troca de experiências e a construção de parcerias internacionais. No Japão, o grupo visitou a planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, em Himeji.