DIPLOMACIA

RS participa de agenda em Nova Iorque com temas a serem debatidos na COP30

Secretária Marjorie Kauffmann representará o governo gaúcho em debates sobre mudanças climáticas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul se prepara para mais uma importante missão na agenda climática global. A secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, vai representar o governo gaúcho na Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que ocorre de 21 a 28 de setembro. O evento, organizado pela Climate Group, é uma etapa crucial de alinhamento para a COP30, a Conferência da Organização Nacional do Clima que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Prioridades globais

O encontro reúne anualmente autoridades mundiais, empresários e representantes da sociedade civil para impulsionar discussões sobre transição energética, desenvolvimento sustentável e mitigação das mudanças climáticas. A participação do RS nestes fóruns pré-COP é estratégica para inserir o estado no centro do debate e garantir que as prioridades, moldadas pelos recentes eventos climáticos extremos, sejam consideradas nas discussões internacionais.

A agenda da secretária Marjorie Kauffmann será extensa. Na segunda-feira (22), ela participa do Diálogo sobre Soluções de Alto Nível para Adaptação, debatendo mecanismos financeiros inovadores, como títulos verdes. No mesmo dia, integrará a Reunião Ministerial da Coalisão Under2, aliança global de governos subnacionais da qual o RS é signatário e que está comprometida com ações contra as mudanças climáticas.

Fortalecendo parcerias

Os compromissos seguem na terça-feira (23) com foco no alinhamento entre países europeus, americanos e brasileiros para a COP30. Na quarta-feira (24), o destaque será a promoção de parcerias público-privadas para construir resiliência urbana de longo prazo e gerar compromissos concretos para a inclusão e adaptação climática das cidades.

Antes mesmo da semana oficial, a comitiva gaúcha fará uma visita técnica estratégica. No sábado (20), eles vão conhecer o Office of Unified Communications (OUC – Escritório de Comunicações Unificadas) em Washington, um centro de referência mundial em integração de dados e gestão de crises. O objetivo é aprender com soluções tecnológicas que permitem coordenar respostas de emergência integradas em tempo real.

Trajetória

O estado marcou presença pela primeira vez na COP26, em Glasgow (2021), e desde então intensificou a atuação, participando no Egito (2022), Emirados Árabes (2023) e Azerbaijão (2024), ampliando o compromisso com a neutralidade de carbono.