
A Prefeitura de Farroupilha decidiu ampliar os prazos para o debate em torno do futuro do saneamento básico no município. Diante disso, a Administração anunciou nesta quinta-feira (23), que irá lançar, nas próximas semanas, a licitação relacionada ao Plano Municipal de Saneamento.
A decisão ocorreu após conversas com entidades e lideranças das comunidades, que solicitaram um aprofundamento na discussão acerca do tema, antes dos novos passos que a administração dará e o encaminhamentos junto aos prestadores dos serviços.
O Plano Municipal servirá como base para orientar todas as ações nas áreas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. A partir disso, será possível ter um diagnóstico completo da situação atual, definir metas e estabelecer programas e investimentos necessários para universalizar o acesso a esses serviços.
“Temos pautado nossas decisões sempre pelo diálogo, ouvindo as pessoas, e esse é mais um passo baseado nessa forma de fazer gestão. Temos um compromisso em garantir que as exigências do Marco Legal Saneamento sejam cumpridas dentro do prazo e esperamos que o plano possa aparar qualquer aresta que ainda há para avançarmos nesse tema tão importante”, destaca o prefeito, Jonas Tomazini.