A Praça Monteiro Lobato, localizada em frente ao prédio histórico da Maesa, ganhou um novo visual nesta quarta-feira (24), com o plantio de 20 mudas de árvores realizado pela Prefeitura. A ação contou com a participação de alunos da Escola de Educação Infantil Pequeno Ser, que ajudaram a plantar 5 plátanos e 15 cerejeiras, numa iniciativa que alia educação ambiental e cuidado com os espaços públicos.
O trabalho foi coordenado pela equipe de Praças, Parques e Jardins (PPJ), da Secretaria Municipal de Gestão Urbana (SMGU). O titular da pasta, Rodrigo Weber, também participou do plantio ao lado das crianças.
Segundo a Prefeitura, a ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas à valorização do meio ambiente e ao estímulo da convivência nos espaços urbanos.
“Além de melhorar a arborização da cidade, queremos envolver a comunidade, principalmente as crianças, para que desde cedo aprendam a importância de cuidar do espaço público”, afirmou Rodrigo Weber.
Plantio de Cerejeiras e Arborização Urbana
A agenda de plantios continua nesta quinta-feira (25), quando a Prefeitura inicia a distribuição de 300 mudas de cerejeiras japonesas em diferentes pontos da cidade. As árvores foram doadas pela concessionária RGE, por meio do Programa Arborização Segura, parceria firmada com o município. O programa compensa a retirada de árvores que eventualmente precisam ser suprimidas por interferirem na rede elétrica.
As cerejeiras japonesas, de porte médio, são escolhidas por sua beleza ornamental e por não oferecerem riscos à fiação elétrica.
Locais de Plantio das Novas Árvores
- Rua Os 18 do Forte
- Rua Sinimbu
- Rua Manoel Santana (próximo à Escola Assis Mariani)
- Rua Cristiano Ramos de Oliveira (bairro Desvio Rizzo)
- Avenida São Leopoldo (próximo à obra de drenagem e ao Vantajão)
- RS-122 / Rua Moreira César (saída para Flores da Cunha)
Resultados e Impacto da Arborização em Caxias do Sul
Desde o início de 2025, a equipe da SMGU já realizou o plantio de 1.030 mudas de árvores em diversos bairros de Caxias do Sul. A meta é seguir ampliando a cobertura vegetal da cidade, melhorar o microclima urbano e promover mais qualidade de vida para a população.
A Prefeitura destaca que o envolvimento da população — especialmente em ações educativas — é fundamental para a preservação dos espaços públicos e para o sucesso da arborização urbana.