
Uma moradora do bairro Bela Vista, em Farroupilha, questionou o corte de árvores realizado pela prefeitura na praça localizada na rua Garibaldi. A indignação foi relatada na tarde desta terça-feira (3) ao comunicador Kaiobá Sputnik, durante o programa Show da Tarde, da Rádio Viva 94,5 FM.
No local, está em andamento a revitalização da praça. O termo de início das obras foi assinado em 12 de janeiro de 2026, com investimento de aproximadamente R$ 146 mil. As intervenções abrangem uma área superior a 2,4 mil m² e incluem adequações de acessibilidade na praça e no passeio público do entorno, instalação de novos bancos e a construção de um parquinho infantil com mais de 100 m². O espaço contará com dois novos brinquedos: uma escada horizontal com teia e uma escada em formato de árvore.

Segundo a moradora, o corte das árvores tem causado preocupação nos moradores da região.
“Estão cortando todas as árvores grandes da praça, uma limpa. A gente está indignado. Agora que tinha sombra para fazer exercício, estão tirando tudo. Não sei quantas plantas já cortaram”, afirmou.
Procurado, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo César Gasperin, informou que as supressões estão previstas no projeto e seguem os critérios técnicos exigidos.
“Estamos realizando obras de melhorias e revitalização da praça e, por motivos de segurança, algumas árvores estão sendo suprimidas. O projeto prevê o replantio como forma de compensação ambiental. Está tudo licenciado e dentro da legalidade”, garantiu.
Além disso, o projeto contempla melhorias nos sistemas de drenagem, na vegetação e na iluminação, com o objetivo de transformar o espaço em um novo ponto de lazer, convivência e encontro para os moradores da comunidade.

Segundo a secretaria, a previsão de conclusão dos trabalhos, caso o tempo colabore, é entre o final de março e o início de abril.