A União das Associações de Bairros (UAB) de Farroupilha promoveu uma assembleia extraordinária na última semana, no Salão da Associação do bairro Monte Pasqual, onde o descarte irregular de lixo foi uma das pautas.
O problema já vem sendo abordado nas últimas semanas. Em diversos casos, inclusive flagrados pela reportagem de Leouve, moradores acabam realizando o descarte inadequado de materiais, principalmente em pontos de mata.
O presidente da UAB, Dilço Rodrigues, afirma que um projeto piloto, intitulado “Lixo Zero” será iniciado, e o objetivo é criar uma rede sustentável no município.
“Levantamos essa questão do lixo, para que a gente dê um fim. Através da Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) e a Associação de Moradores do bairro Monte Pasqual, a gente deu início nesta questão, onde a gente quer que os materiais recicláveis tenham seu destino correto, pois além das pessoas ajudarem a natureza, também encontram uma fonte de renda”, afirmou.
Transformando o problema em solução
A iniciativa visa incentivar a separação correta do lixo e a compostagem (processo natural de transformação de resíduos orgânicos em adubo) de materiais orgânicos, transformando o que antes era problema em uma solução sustentável, estimulando hábitos responsáveis e fortalecendo a consciência coletiva sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Conforme o presidente do bairro Monte Pasqual, José de Souza, serão compostados materiais como restos de alimentos, folhas, hortaliças, casca de ovos, entre outros. Por outro lado, não passam pelo processo de compostagem itens como plásticos, metais, isopor e vidro.
Também presente na pauta
A assembleia teve a apresentação dos novos presidentes de bairro, eleitos em julho de 2025. Outra assunto abordado foi a eleição da nova diretoria da UAB, prevista para ocorrer em novembro.