O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti e o secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Webber fizeram uma vistoria na Lagoa do Parque Oásis, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira (05) para verificar a proliferação de algas no local. A população da região tem reclamado do forte odor vindo da água e a preocupação com as espécies, como peixes e patos, que habitam o lago.
De acordo com Boniatti será necessário uma grande ação de limpeza em parceria ainda com a Secretaria de Obras, devido a complexidade do que precisa ser feito na lagoa.
“Nós vamos necessitar aqui de muito maquinário e mão de obra especializada. Ao mesmo tempo que precisamos remover as algas da superfície da água, com auxílio de pequenos barcos, iremos precisar de maquinário para carregar e dar a destinação correta ao material coletado”, explica.
Além da remoção das algas, o entorno da lagoa também irá passar por uma limpeza geral e recolhimento de resíduos.
“Nós precisamos do auxílio e conscientização dessas pessoas que frequentam o local. Encontramos aqui muitas bitucas de cigarro, garrafas de vidro quebradas, papel, embalagens de comida e sacolas plásticas. Todos esses dejetos são uma ameaça constante para essas espécies e levarão anos para se decompor. Precisamos urgente desse cuidado com o meio ambiente e com a vida”, enfatiza.
Webber informa que o trabalho de remoção e limpeza está previsto até o final do mês de maio.
“Após esse grande trabalho de limpeza, serão instaladas novas lixeiras, oportunizando o descarte e separação correta do lixo”, explica.
Ministério Público
O Ministério Público (MP) cobrou em março da Prefeitura de Caxias do Sul esclarecimentos sobre qual secretaria seria a responsável pela Lagoa do Parque Oásis e quais medidas seriam tomadas para sua recuperação.
A decisão ocorreu após reunião com vereadores que fizeram uma denúncia contra o descaso público no espaço e relataram inúmeros pedidos dos moradores solicitando melhorias no local.