QUEIMADAS

BM faz operação contra queimadas irregulares de campos na Serra Gaúcha

Durante a ação, homem foi preso em São Francisco de Paula por posse ilegal de armas, maus-tratos a cães e crimes ambientais

Fotos: BM/Divulgação
Fotos: BM/Divulgação

A Brigada Militar iniciou, na última sexta-feira (15), a Operação Queimadas, voltada à fiscalização do uso do fogo em áreas de campo nativo nos Campos de Cima da Serra, região que integra o bioma Mata Atlântica. O objetivo é prevenir danos ambientais e garantir a preservação da biodiversidade.

Durante as ações em São Francisco de Paula, os policiais prenderam um homem em uma propriedade rural. No local, foram apreendidas duas armas longas, munições de diferentes calibres – algumas deflagradas e outras intactas – além de equipamentos de caça, inclusive para espécies silvestres, e carne de animais exóticos.

O proprietário também foi autuado por maus-tratos a animais domésticos. Dois cães foram encontrados em ambiente insalubre, sem acesso a água potável e alimentação adequada, presos por correntes curtas e apresentando sinais de desnutrição.

A fiscalização ainda apontou crimes ambientais, como o despejo de dejetos diretamente no solo, com escoamento para um açude, e o armazenamento irregular de galões contaminados com óleo.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Francisco de Paula, onde o caso foi registrado como flagrante afiançável.

A Operação Queimadas segue em andamento na Serra Gaúcha, com ações voltadas à identificação de irregularidades e responsabilização dos infratores.