A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM), iniciou a construção do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O documento será responsável por mapear remanescentes florestais, identificar áreas prioritárias para preservação e recuperação, além de definir ações e monitorar os resultados, conciliando conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
A primeira etapa do processo é o Plano de Mobilização e Sensibilização Social, voltado à participação da comunidade. A atividade está sendo conduzida pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, contratado para elaborar o estudo.
Nesta semana, o Grupo de Trabalho formado pela SMMAM e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) conheceu as etapas previstas, que incluem a produção de materiais informativos, oficinas de capacitação, reuniões, questionários de percepção social e audiência pública.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Volnei Tesser, o PMMA representa um passo fundamental.
“É uma importante etapa de planejamento e para que possamos conhecer melhor a realidade ambiental da nossa cidade”, destacou.