PROJETO

Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município

Além da instalação do sistema; projeto também visa valorização e inclusão dos catadores de resíduos locais

Foto: Pablo Irassochio
Foto: Pablo Irassochio

A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal recebeu nesta segunda-feira (9) representes da Coopersal. Os integrantes da cooperativa realizaram uma visita técnica para acompanhar dois projetos em execução pela Secretaria de Meio Ambiente. O Centro Municipal de Educação Ambiental e Inclusão Social prevê a instalação do sistema de coleta seletiva, e o Recomeçar, voltado à valorização e inclusão dos catadores de resíduos locais.

Durante o encontro, o presidente da cooperativa Alejandro Lamas alinhou as próximas etapas dos projetos e destacou a qualidade das iniciativas ambientais lideradas pela administração municipal.

“O projeto desenvolvido pelo secretário Adauri Cabral é de muita qualidade, pois é focado em educação ambiental, o que é o futuro para o meio ambiente”, pontuou.

O vice-prefeito Valdir Cenci, que tem atuado nas articulações desses avanços, compartilhou as suas experiências com os representantes. Ao lado do secretário Adauri, nas últimas semanas realizou visitas técnicas a cooperativas de referência em coleta seletiva, como as de Dois Irmãos e Maracajá (SC).

“Nosso objetivo é implementar uma coleta seletiva que funcione de forma organizada e responsável. O trabalho junto à Coopersal, aliado ao que observamos em outras cidades, garantirá a valorização dos catadores, a eficiência do sistema e, principalmente, a conscientização da população sobre o funcionamento da coleta”, disse o vice.

A Secretaria de Meio Ambiente de Arroio do Sal têm priorizado os projetos voltados à gestão de resíduos sólidos e a inclusão social de catadores do município.