PROJETO

Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município

Além da instalação do sistema; projeto também visa valorização e inclusão dos catadores de resíduos locais

Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município Arroio do Sal debate implantação da coleta seletiva no município
Foto: Pablo Irassochio
Foto: Pablo Irassochio

A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal recebeu nesta segunda-feira (9) representes da Coopersal. Os integrantes da cooperativa realizaram uma visita técnica para acompanhar dois projetos em execução pela Secretaria de Meio Ambiente. O Centro Municipal de Educação Ambiental e Inclusão Social prevê a instalação do sistema de coleta seletiva, e o Recomeçar, voltado à valorização e inclusão dos catadores de resíduos locais.

Durante o encontro, o presidente da cooperativa Alejandro Lamas alinhou as próximas etapas dos projetos e destacou a qualidade das iniciativas ambientais lideradas pela administração municipal.

“O projeto desenvolvido pelo secretário Adauri Cabral é de muita qualidade, pois é focado em educação ambiental, o que é o futuro para o meio ambiente”, pontuou.

O vice-prefeito Valdir Cenci, que tem atuado nas articulações desses avanços, compartilhou as suas experiências com os representantes. Ao lado do secretário Adauri, nas últimas semanas realizou visitas técnicas a cooperativas de referência em coleta seletiva, como as de Dois Irmãos e Maracajá (SC).

“Nosso objetivo é implementar uma coleta seletiva que funcione de forma organizada e responsável. O trabalho junto à Coopersal, aliado ao que observamos em outras cidades, garantirá a valorização dos catadores, a eficiência do sistema e, principalmente, a conscientização da população sobre o funcionamento da coleta”, disse o vice.

A Secretaria de Meio Ambiente de Arroio do Sal têm priorizado os projetos voltados à gestão de resíduos sólidos e a inclusão social de catadores do município.