A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), em parceria com o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Comando Ambiental da Brigada Militar, realizou a soltura de sete filhotes de gambás resgatados na ERS-122, na Serra Gaúcha. A ação faz parte do Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna, que integra o Plano Básico de Gestão Ambiental (PBA) da concessionária. O projeto também atende a Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM).
Os animais da espécie gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) foram resgatados ainda na bolsa marsupial da mãe, que havia sido atropelada na rodovia, em novembro do ano passado. Eles estavam internados no Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) com parte da reabilitação feita no Setor de Reabilitação Animal do UCS Zoo. Eles foram devolvidos ao hábitat ainda na última semana.
Conforme a supervisora de Meio Ambiente da CSG, Karina Barros, os pequenos mamíferos precisaram receber atendimento médico veterinário.
“Imediatamente, nossa equipe de operações recolheu os animais e os encaminhou para atendimento veterinário. Ao todo, oito filhotes nasceram, e um deles não resistiu. Os outros sete permaneceram sob cuidados até estarem prontos para retornar à natureza. A soltura ocorreu em uma área de mata nativa, próxima ao local de origem, com características ambientais semelhantes de onde foram resgatados”, relata Karina.
Desde o início da concessão do bloco três de rodovias, 17 animais foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário. Destes, 11 foram devolvidos à natureza. Um gavião e um quati não puderam retornar aos habitats naturais e foram integrados ao Jardim Zoológico da UCS.