LIXÃO A CÉU ABERTO

Acúmulo de lixo e proliferação de insetos preocupam moradores do bairro Kayser, em Caxias do Sul

O terreno da Prefeitura, foi desapropriado para a construção de uma nova via. Mas até o momento, não há previsão para o início das obras

Caxias do Sul - Foto: Paulo Melo/Divulgação
Caxias do Sul - Foto: Paulo Melo/Divulgação

Caxias do Sul - Moradores da rua São Francisco de Paula, no bairro Kayser, denunciam o descaso da Prefeitura de Caxias do Sul com um terreno desapropriado para a abertura de uma nova via. Segundo os moradores, o local, que deveria dar lugar a uma rua, tornou-se um verdadeiro ponto de descarte irregular de lixo.

Desde o início de 2024, a área tem acumulado entulhos, restos de materiais e lixo doméstico, o que tem provocado a proliferação de moscas e mosquitos. A situação é especialmente preocupante diante dos alertas recentes sobre focos do mosquito Aedes aegypti no próprio bairro.

Paulo Melo afirma que, apesar de várias solicitações à Codeca e ao Alô Caxias, o problema segue sem resposta das autoridades.

“Como é que a prefeitura faz campanha contra o mosquito da dengue e permite isso aqui? Passaram veneno só em uma rua, lá na frente. Aqui tem muita mosca, coisa que não tinha antes”, relata o morador

Além do lixo, os moradores também relatam danos causados pela própria Prefeitura ao terreno vizinho.

“Derrubaram o muro quando desapropriaram, não arrumaram nada. Tive que consertar a parte que encosta na minha casa”, lamenta, Melo.

O terreno abrigava duas casas e foi oficialmente desapropriado para obras viárias que, até o momento, não começaram. Entretanto, enquanto as intervenções não se iniciam, a área abandonada se transformou em um foco de sujeira e ameaça à saúde pública.

O QUE DIZ A PREFEITURA:

A Secretaria de Urbanismo informou que o terreno em questão é de propriedade do município. De acordo com a pasta, há uma previsão preliminar de abertura de uma rua na área. Nesse sentido, a via englobaria esse e outros terrenos vizinhos. Além disso, ela já está indicada de forma pontilhada no mapa técnico utilizado pela administração municipal.

No entanto, a Secretaria de Planejamento (Seplan) esclareceu que, até o momento, não há um projeto formal ou cronograma definido para a execução dessa abertura de via.

Em contato com a Codeca, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul informou que, diante da solicitação, a demanda foi encaminhada ao setor responsável pela coleta e, por conseguinte, a limpeza do local deverá ser realizada nos próximos dias.