Comportamento

Médicos peritos não retornam e causam transtorno na reabertura do INSS em Caxias

Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM

Na manhã desta segunda-feira (14) estava previsto o retorno de trabalhos presenciais na agência do INSS de Caxias do Sul. Dentre estes as perícias médicas, contudo mesmo com os agendamentos, as pessoas que procuraram o local foram orientadas a remarcar, pois os médicos não compareceram para o atendimento.

O Portal Leouve recebeu denúncias e foi até o estabelecimento localizado na Rua Visconde de Pelotas, nº2280, no bairro Pio X. Em conversa com a gerente da unidade, Elenilce Tomiello foi descoberto que apesar dos trabalhos ter vínculos entre o INSS e os responsáveis pela perícia médica, não é de competência da unidade o gerenciamento das atividades. Segundo Elenilce, o Ministério da Economia é responsável, com um responsável em Caxias.

Segundo um documento enviado pelo médico, os demais profissionais que realizam as perícias não vão retornar ao trabalho. Porém, não há uma explicação da negativa ao retorno. A gerente comenta ainda que o Ministério fez exigências às agências para os retornos. Dentre elas; salas com ventilação, espaços de higienização, orientações para evitar aglomerações e locais específicos para rota de fuga dos profissionais.

Elenilce Tomiello conta que todas as 11 salas da agência já são antigas não tem como haver grandes mudanças. Porém, todas estão próximas de janelas, tem duas portas possibilitando a saída de todos, além de pias para a higienização, organização dos acentos de espera dos pacientes e disponibilidade de álcool em gel. Portanto, ela não compreende o porquê os médicos não retornaram. Ainda, segundo ela, a instituição não recebeu nenhum documento oficial do Ministério explicando o motivo.

A agência do INSS em Caxias do Sul está funcionando por meio de agendamento pelo telefone 135 aos seguintes serviços, os quais são de responsabilidade da instituição:

  • Cumprimento de exigência: Todos os segurados que encaminharam um benefício e ainda não receberam um retorno do INSS, podem entrar em contato pelo aplicativo Meu INSS e verificar se falta alguma documentação, neste caso podem agendar a entrega;
  • Monitoramento operacional de benefício: Todos os segurados que tem algum protocolo de benefício com indício de irregularidade e o INSS chamou para apresentar a defesa;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Reabilitação profissional;
  • Serviço Social.
Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto/Grupo RSCOM

A gerência do INSS orienta aos pacientes de perícia médica que não se desloquem até a agência. Todos devem ligar no telefone 135 e reagendar a perícia. De acordo com Elenilce Tomiello não há previsão de retorno dos médicos a agência do INSS.