Dois anos de dedicação, milhares de quilômetros rodados e nos próximos dias será apresentado em quatro municípios distintos o Livro do Capitel, que é o mais recente trabalho coordenado pelo fotógrafo e jornalista Fabiano Mazzotti. Desta vez o trabalho conta com o suporte de uma pesquisa organizada em 1981 pelas professoras e pós graduadas em folclore pela Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, Carmelina Ferrari, Loiva Carraro, Leonides Ferrari, Nelcy Ballistae e Sueli Ferrari. As professoras, que hoje contam entre 72 e 92 anos de idade, assinam o livro como autoras ao lado do próprio Mazzotti.
A obra retrata e conta a história de cada um dos capiteis encontrados no território da antiga Colônia Dona Isabel. Cada foto mostra o sítio em que o capitel está localizado e a motivação que levou à construção destas pequenas capelas existentes à beira das estradas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Quem transita por estes caminhos não se surpreenderá ao avistar no livro paisagens conhecidas do seu cotidiano. A vantagem é que agora poderá conhecer a história de cada uma.
Tomando a pesquisa das professoras, que entrevistaram muitas pessoas que já nem estão vivas, Mazzotti aprofundou o trabalho com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção dos capiteis.
A obra retrata 113 oratórios e a motivação para a sua existência e o Santo em homenagem a quem foram erigidos de forma a dar visibilidade ao valor histórico para a comunidade em que estão inseridos. Os capiteis são parte da paisagem do interior da região – característica única da serra e da área de colonização italiana. Mais do que construções em madeira, pedra ou tijolos, são símbolos do elo entre o homem e suas crenças.
Outra novidade deste projeto é que além do livro impresso, há uma versão sonora acoplada em forma de CD. Ali estão gravadas histórias de forma oral de maneira inédita nos municípios envolvidos.
Cronograma
O primeiro lançamento acontecerá na noite desta sexta-feira, às 20 horas no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Pompeia, em Pinto Bandeira. A entrada é gratuita e o exemplar nas ocasiões do lançamento, estarão à venda por R$ 70,00, um preço promocional.
Aprovado pelo Ministério da Cultura, o trabalho tem o patrocínio da Ceran, Meber Metais, Roseflor Alimentos, Vinícola Aurora e Adubare Compostos Orgânicos.
O7/12 – 20 horas, salão Paroquial em Pinto Bandeira
12/12 – 20 horas, salão paroquial da Igreja Santo Antônio em B. Gonçalves
13/12 – 20 horas, Prefeitura de Santa Tereza
17/12 – 20 horas, salão paroquial da Igreja em Monte Belo do Sul