APAIXONADA POR VOCÊ

Rádio Viva 94.5 FM celebra 35 anos com a mesma paixão que a fez nascer

Emissora referência na Serra Gaúcha comemora trajetória marcada pela proximidade com o público, jornalismo de credibilidade e ações sociais transformadoras

Estúdio digital, moderno e tecnológico da Viva inaugurado neste ano (Foto: Israel Tavares/Grupo RSCOM)
Estúdio digital, moderno e tecnológico da Viva inaugurado neste ano (Foto: Israel Tavares/Grupo RSCOM)

No dia 2 de julho de 1990, nascia a Rádio Viva 94.5 FM, em Farroupilha, sem imaginar que, 35 anos depois, se tornaria uma verdadeira instituição na vida dos gaúchos. Hoje, a emissora integrante do Grupo RSCOM comemora sua trajetória de sucesso com o mesmo entusiasmo e empatia que a acompanhou desde o início — e que conquistou gerações de ouvintes na Serra Gaúcha e além. O sonho de Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luiz Piccoli, Fernando Merlin Rachelle e Alfredo Cousander Filho, segue vivo e ao lado do público em que a Viva é apaixonada.

Antônio, Fernando, Carlos e Alfredo (Acervo/Grupo RSCOM)

De uma programação que nunca dorme, no ar 24 horas por dia, ao carisma único de seus comunicadores, a Viva transformou o rádio em companhia fiel das famílias. Seu segredo? Uma combinação certeira de música que toca o coração, informação de qualidade e uma conexão emocional real com quem está do outro lado do dial. Isso, a transforma em líder de audiência há mais de 20 anos. Conforme dados do Instituto IRP Rádios de maio de 2025, a Viva detém 40,85% de audiência do rádio em Caxias do Sul de segunda a domingo, entre 0h e 24h. Os números refletem a parceria construída com as pessoas, de ser a voz do povo: são 61.356 moradores de Caxias do Sul que ouvem exclusivamente a Rádio Viva no dia a dia.

Em 1947, em Bento Gonçalves, nascia a “mãe” da Rádio Viva no AM. 43 anos depois, surgia a Viva 94.5 FM em Farroupilha, conforme explica o superintendente Carlos Domingos Piccoli.

Para Raquel Marholt, diretora da emissora, essa história é construída todos os dias com dedicação.

“Completar 35 anos é motivo de muito orgulho para todos nós da Rádio Viva. Ao longo dessa trajetória, crescemos, nos reinventamos e acompanhamos as transformações do mundo da comunicação — sempre mantendo viva a nossa identidade. Fortalecemos a relação com quem está do outro lado do rádio, nossos ouvintes, que são parte essencial dessa história. E, com muito trabalho e criatividade, nos consolidamos como referência em eventos que aproximam a rádio da comunidade. Muita gente pergunta qual é o segredo da Rádio Viva… mas a gente sempre diz: receita de bolo a gente não revela — só continua servindo com carinho, todos os dias.”

A trilha sonora da região
A linha musical da Rádio Viva é parte do seu DNA. Uma verdadeira celebração da cultura gaúcha, a emissora embala os lares com os maiores sucessos do sertanejo, o tradicional bailão e a música gauchesca. É essa identidade que faz da Viva muito mais que uma rádio — uma extensão da casa, da rotina, da alma do povo do Sul.

Histórias, lembranças e emoções. Assim, o coordenador artístico da Viva, Jorge Ranci, define a trajetória de 35 anos da emissora e a forte ligação com o público.

“A Viva faz parte do nosso dia a dia, construindo uma conexão única com o público por meio da música. A emissora se destacou por acompanhar as tendências, valorizar os clássicos e, acima de tudo, entender o que toca o coração de quem a escuta. Ao longo dessas mais de três décadas, a Viva não só transmitiu músicas, mas também histórias, lembranças e emoções. Cada canção tocada se transformou em um elo com o ouvinte, criando uma verdadeira identificação: seja revivendo memórias especiais ou embalando novos momentos”, disse.

Informação com credibilidade
Além da música, a emissora é reconhecida pelo jornalismo ágil e responsável. Desde o início, a equipe de repórteres da Viva se destaca pela cobertura precisa dos principais fatos da região. Esse compromisso com a verdade garante a confiança do público e se traduz em números impressionantes.

Mais que rádio: um projeto social
Ao longo dos anos, a Viva provou que seu papel vai muito além da programação. Projetos como o Caminhão do Bem, que arrecada doações para famílias em situação de vulnerabilidade, se tornaram símbolo de solidariedade na Serra. Em 2025, a emissora lançou o Viva com Amor, iniciativa que leva carinho e alegria a escolas, asilos e hospitais da região. A comunicação se transforma em afeto, e a emissora vira ponte entre corações.

Marcos Piccoli, diretor institucional do Grupo RSCOM — ao qual a Rádio Viva pertence — reforça esse compromisso social.

“Uma emissora que com certeza desenvolve o trabalho muito forte nas comunidades que atua, seja através de entretenimento, eventos, conteúdo, jornalismo, reportagem. Enfim, uma emissora que ao longo desses 35 anos sempre esteve do lado do munícipe, do nosso ouvinte, cobrando sempre dos entes públicos, investimentos e ações que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. E claro, repetindo, mas não vamos esquecer, sempre com entretenimento, com muita alegria, muito compromisso com os nossos ouvintes.”

Eventos que fazem história
Outro marco da trajetória da Rádio Viva são os grandes eventos que a emissora promove ao longo do ano. As Festas da Rádio Viva reúnem multidões com shows locais, estaduais e nacionais. A Festa do Trabalhador é um tributo animado à força da classe trabalhadora. Já o Verão Viva leva alegria e interatividade ao litoral gaúcho, mantendo a emissora conectada com seus ouvintes em todos os cenários.

O diretor executivo do Grupo RSCOM, Daniel Reche, celebra o trabalho desenvolvido por profissionais que estão na emissora e aos que passaram e deixaram sua marca. O jovem Reche, que começou na Viva em 10 de maio de 2001 como OPEC, auxiliando no tráfego de comerciais e programação, hoje gerencia e parabeniza as conquistas obtidas pela líder de audiência.

É com grande satisfação que eu gostaria de parabenizar a toda a equipe da Rádio Viva pelos 35 anos da emissora. Também agradecer a todos os nossos ouvintes e clientes que nos ajudam a fazer essa rádio de tanto sucesso. Ao longo dessas mais de três décadas, a Viva se consolidou como uma voz confiável, presente no cotidiano da população, sempre promovendo informação de qualidade, entretenimento e fortalecendo os laços com a nossa comunidade. Construir uma trajetória tão sólida no rádio exige muita dedicação, ética, sensibilidade, exige paixão pelo que se faz. E isso a gente consegue notar em todos os profissionais que passaram ao longo desses 35 anos pela emissora e que sempre contribuíram para o sucesso dela. Eu desejo que nos próximos anos a gente seja ainda mais prósperos, que a gente inove. Tenha novos desafios e novas conquistas. Que a Viva continue sendo essa referência em credibilidade, serviço público e conexão com os ouvintes. Parabéns para todos, para todos os nossos colaboradores, para todos os nossos ouvintes e para todos os nossos clientes. Viva a Rádio Viva!

Assista a cerimônia de homenagem à Viva na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Um futuro que já começou
Pertencente ao Grupo RSCOM, fundado em 1983, a Rádio Viva integra uma rede de comunicação abrangente, que atua na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre. O grupo também é responsável pelas rádios Jovem Pan Serra Gaúcha 92.5 FM, Jovem Pan Grande POA 90.7, Band 106 FM, Bento 1070 AM, Amizade 89.1, Conegliano, Querência, Talián, além dos portais Leouve, Olá Serra Gaúcha e do projeto Bah BBQ.

Para Carlos Domingos Piccoli, superintendente do Grupo RSCOM e quem, ao lado do irmão Antônio e dos sócios começou a trajetória da Rádio Viva 94.5 FM naquele julho de 1990, é necessário estar onde as pessoas estão.

A Rádio Viva, ao chegar até aqui, tem uma visão de 35 anos de histórias de vida, vidas de nossos ouvintes, vidas de nossos anunciantes e vidas de nossos funcionários e parceiros. E o futuro que nos reserva é estarmos atentos para onde a nossa audiência vai. Queremos estar juntos, queremos acompanhar. Veio internet, vieram as redes sociais e temos o desafio de agora que é a tal de inteligência artificial. Precisamos estar onde está nossa audiência e descobrir como será o futuro para isso, porque o futuro já é amanhã. Viva conosco os nossos próximos desafios. Obrigado a todos. Feliz 35 anos”, celebra.

Novidades

Além de grande parte da programação da rádio ser transmitida direto do coração de Caxias do Sul, a praça Dante Alighieri, nesta quarta-feira (2), a data marca a estreia do novo site da emissora, o jingle de 35 anos da Viva e a promoção de aniversário.

Aos 35 anos, a Rádio Viva celebra o passado com orgulho, vive o presente com entusiasmo e olha para o futuro com os pés no chão e o coração aberto. Uma emissora que se reinventa, sem perder a essência: estar sempre ao lado de quem a sintoniza, com verdade, carinho e muita música boa.