LEGADO

Evento na Itália homenageia memória do jornalista Antônio Luis Piccoli

Fundador do Grupo RSCOM, falecido em 2021, teve vida e obra exaltadas nesta sexta (25), pela comunidade com quem conviveu nos últimos 15 anos de vida

Homenagem ao jornalista Antônio Piccoli
Homenagem ao jornalista Antônio Piccoli | Reprodução

Uma homenagem ao jornalista Antônio Luis Piccoli, fundador do Grupo RSCOM, falecido no ano de 2021, ocorreu na comuna (município) de Susegana, localizada na região do Vêneto, Itália, na noite desta sexta-feira (25), tarde no Brasil. A ‘serata in ricordo’ (noite em memória, em tradução livre), reuniu cerca de 150 pessoas na enoteca da cidade, que contou com apresentação de um coral do distrito de Piave.

Foto: Reprodução

Na homenagem, foram apresentadas fotos e vídeos com relatos sobre os 16 anos que Antônio Piccoli residiu na região. Além disso, o comunicador atuou na rádio Conegliano e contribuiu significativamente no resgate cultural da imigração italiana e da interação entre o Vêneto e a Serra Gaúcha.

Legado para a Serra Gaúcha

O bentogonçalvense Antônio Luis Piccoli foi um dos fundadores da Rede Serrana de Comunicação, o Grupo RSCOM. Formado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Antônio, ao lado do irmão Carlos Domingos Piccoli, de Fernando Rachele e de Alfredo Cousandier, deu os primeiros passos para a construção do grupo que veio a se tornar referência em comunicação na Serra Gaúcha.

Em 2006, assumiu o desafio de conduzir a rádio Conegliano na Itália, onde residiu até seu falecimento em 2021, aos 64 anos. Além disso, Antônio foi professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, e diretor do Sesc em Bento Gonçalves e Santa Maria.

Foto: Arquivo Pessoal