A Cooperativa Vinícola Garibaldi encerrou o recebimento das uvas da safra de 2018/2019 com impressionantes 24.410.000 kg da fruta contabilizados – esse é maior volume registrado nos últimos 35 anos na história da cooperativa. Essa quantidade de matéria-prima deve render a produção de 19 milhões de litros de bebidas.
Desse montante de uvas, 56% destinam-se para a elaboração de sucos. A fatia reservada para produção de espumantes é de 25% do total recebido. Da safra recebida, ainda há destinação de 10% das uvas para produção de filtrado doce e 9% para os vinhos.
Safra de qualidade antecipa bons espumantes
Não é só a quantidade de uvas recebidas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi nesta safra que impressiona – também o nível da matéria-prima chamou a atenção. Esse elevado patamar de qualidade pode ser percebido especialmente no tocante aos insumos necessários para a elaboração de – bons – espumantes.
Entre as variedades de uvas recebidas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi destacam-se as brancas viníferas (Moscato, Malvasia, Pinot Noir, Chardonnay, Prosecco, Trebbiano, Riesling e Colombard), as tintas viníferas (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat, Ancelotta, Alicante Bouschet e Merlot); as brancas comuns (Niagara, Lorena, Moscato Embrapa) e tintas comuns (Isabel, Bordô, Couderc, Concord, Cora, Carmem, Violeta, Santiago).