Caxias do Sul

Voto 2020: Três perguntas para Elói Frizzo, candidato a vice-prefeito de Caxias do Sul

Candidato integra chapa com Carlos Búrigo, da coligação Vamos Abraçar Caxias

Fotos: Luiz Chaves / Divulgação
Fotos: Luiz Chaves / Divulgação

O Portal Leouve da sequência nesta quinta-feira (5) a série de entrevistas com os onze candidatos (as) à vice-prefeitura de Caxias do Sul. Cada um deles (as) respondeu a três perguntas formuladas pela Central de Conteúdo do Grupo RSCOM sobre a forma de atuação do vice e de como cada candidato (a), caso eleito (a), deverá se comportar. Cada um (a) será apresentado seguindo a ordem determinada no site de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria “vice-prefeito”.

Pela ordem, o sexto a responder é Edio Elói Frizzo, candidato a vice-prefeito de Carlos Búrigo, da coligação Vamos Abraçar Caxias. Cada candidato (a) teve um minuto para falar. As respostas serão apresentadas na íntegra.

Candidato, qual será a sua postura como vice-prefeito, caso a chapa seja eleita?

Bom, na condição de futuro vice-prefeito eleito, nós temos um papel institucional a ser cumprido, já estabelecido pela lei orgânica, mas eu entendo de que efetivamente não serei um vice que vai atrapalhar a administração. Serei um vice que vai ajudar a administração, serei um grande parceiro do prefeito Carlos Búrigo, e neste sentido vou colocar toda a minha experiência de seis mandatos de vereador, esse período agora que estou na vice-prefeitura, a serviço do programa de governo que conjuntamente discutimos com toda a nossa comunidade a partir do dia primeiro de janeiro.

Candidato, como você pretende ajudar o prefeito, caso seja eleito, nas tratativas com a Câmara de Vereadores?

“A Câmara é um espaço que eu conheço bem, até por ter sido vereador durante muito tempo, tenho uma relação muito tranquila com a Câmara, sei dialogar. O futuro prefeito Búrigo, também tem a dimensão da importância de termos uma boa relação com a Câmara. A Câmara tem que cumprir o seu papel fiscalizador, o seu papel legislador, mas também de encaminhamentos de demandas de nossa sociedade. Então, pelo tempo que já passei por lá, pela experiência que o Búrigo agora está tendo na condição de deputado estadual, temos convicção de que a nossa relação com a Câmara de Vereadores, independente das composições que se estabelecerem a partir de janeiro, será muito tranquilo.”

Candidato, o que você, como vice, caso seja eleito, pode fazer a mais, ou diferente, de quem já passou pela administração?

“Eu tenho e o Búrigo também tem, o Búrigo tem oito anos de prefeito, foi secretário do Sartori, seu braço direito durante oito anos e depois mais um ano e pouco com o Alceu, passou também mais quatro anos com o governador Sartori no Piratini. Então, é uma pessoa que acumulou muito conhecimento do ponto de vista da administração. Eu fui diretor presidente do Samae, secretário de Obras, secretário de Meio Ambiente, então acumulei também uma experiência e um conhecimento sobre as questões da cidade. Naquilo que o prefeito me demandar e sei exatamente qual o papel que o vice-prefeito tem que cumprir, naquelas atividades que o prefeito me demandar, colocarei toda a minha experiência a serviço da cidade, no cumprimento do nosso programa de governo.”

A cobertura “Voto 2020” do Grupo RSCOM, tem o patrocínio de AMESNE: Nossa pauta é a defesa dos interesses dos municípios da encosta superior do Nordeste e FUNDAÇÃO PROAMB: Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul como destinação de resíduos e análises de efluentes. Acesse proamb.com.br.