O Portal Leouve da sequência nesta quarta-feira (4) a série de entrevistas com os onze candidatos (as) à vice-prefeitura de Caxias do Sul. Cada um deles (as) respondeu a três perguntas formuladas pela Central de Conteúdo do Grupo RSCOM sobre a forma de atuação do vice e de como cada candidato (a), caso eleito (a), deverá se comportar. Cada um (a) será apresentado seguindo a ordem determinada no site de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria “vice-prefeito”.
Pela ordem, o terceiro a responder é Chico Guerra, candidato a vice-prefeito de Júlio Freitas, do Republicanos. Cada candidato (a) teve um minuto para falar. As respostas serão apresentadas na íntegra.
Candidato, qual será a sua postura como vice-prefeito, caso a chapa seja eleita?
“Se assim Deus permitir, a minha postura como vice-prefeito será de muito respeito e responsabilidade com o dinheiro público. Como também respeito com os servidores, pois ninguém é melhor que ninguém. Todos tem seus direitos e deveres. Durante o mandato, todos seremos colegas diante do estatuto do servidor. Também terei uma postura de comprometimento e muita dedicação, juntamente com o prefeito e secretários em planejar, analisar e buscar as melhores soluções para os problemas da cidade, sempre dentro da legalidade. Problemas esses que afetam diariamente todos os caxienses. Atuarei com imparcialidade, lealdade e humildade perante a comunidade de Caxias do Sul, pois é somente ela que dá ou tira o poder de um prefeito ou vice-prefeito através do seu voto sagrado”.
Candidato, como você pretende ajudar o prefeito, caso seja eleito, nas tratativas com a Câmara de Vereadores?
“Bom, primeiro eu acredito que a nova composição de vereadores para a legislatura de 2021 à 2024 será mais produtiva e comprometida com todos os eleitores do que essa legislatura que está finalizando agora em 2020, pois desde o início de 2017 já se ouvia vereadores falando em não aprovar projetos do executivo, com também derrubar injustamente o prefeito eleito pelo povo, o que assim se concretizou no final de 2019. O contato mais frequente com a casa legislativa se dá através de secretário de governo, a ele é incumbida essa tarefa. Porém tanto o prefeito, vice ou os secretários, todas as tratativas junto à Câmara de Vereadores serão regradas pelo respeito entre os dois poderes. Cada qual com a sua autonomia. Como também sempre dentro da legalidade, impessoalidade e moralidade”.
Candidato, o que você, como vice, caso seja eleito, pode fazer a mais, ou diferente, de quem já passou pela administração?
“Estive como chefe de gabinete na gestão do prefeito Daniel Guerra no ano de 2019, foi um ano muito intenso, de muito trabalho e muitas realizações. Um ano de muitas obras projetadas, outras iniciadas e inúmeras entregues. Estando como vice-prefeito a partir de 2021 pretendo fazer o que sei fazer e o que já fiz em 2019, enfrentando de peito aberto os problemas da cidade, respeitando sempre a autoridade do prefeito e a autonomia dos secretários, pois são eles que respondem pelas secretarias. A cada ano que passa precisamos fazer melhor do que o anterior, desta forma darei enfase na tecnologia para buscar a solução dos problemas diários mais rapidamente. E sempre que necessário manter toda a equipe de secretários estimulados para o maior número de entrega de obras, de melhorias para a comunidade”.
A cobertura “Voto 2020” do Grupo RSCOM, tem o patrocínio de AMESNE: Nossa pauta é a defesa dos interesses dos municípios da encosta superior do Nordeste e FUNDAÇÃO PROAMB: Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul como destinação de resíduos e análises de efluentes. Acesse proamb.com.br .