
No dia das eleições de 2020, a Polícia Federal (PF) dará apoio aos demais órgãos de segurança para prevenir crimes eleitorais. A fiscalização será feita em Caxias do Sul com a utilização de duas Aeronaves Remotamente Pilotadas , cujo alcance atinge até 8km. Além de óculos com realidade virtual.
A polícia disponibilizará cerca de 100 drones em todo o Brasil no dia do pleito. Os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais da cidade, e de outros municípios vizinhos, ajudando a fiscalizar e combater crimes como
boca de urna e transporte de eleitores.
Segundo a PF, as aeronaves possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda as
eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.
Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão imediatamente para o local indicado, onde serão tomadas as providências pertinentes.
Em nota, a PF divulgou que “ O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do coronavírus. ”
A nota pode ser conferida na íntegra: Drone pf caxias do sul out 20 nota de divulgação.