Foram eleitos no dia 15 de novembro, em Caxias do Sul, 23 vereadores que vão representar a comunidade na Câmara de Vereadores. Dentre eles, com 1.822 votos, está Tatiane Frizzo (PSDB), que foi eleita vereadora de Caxias do Sul pela segunda vez consecutiva.
Em conversa com a reportagem do Portal Leouve, Tatiane agradeceu a todos que confiaram no seu potencial e a reelegeram vereadora de Caxias do Sul. Em relação às pautas, ela ressalta que, como uma profissional da área da saúde, pretende trabalhar nos próximos quatro anos para melhorar o atendimento no SUS, principalmente no setor de fisioterapia. Outra bandeira levantada pela vereadora é a das causas das mulheres.
“Outra pauta muito importante que eu procurei abordar no meu mandato são as questões relacionadas a mulher. Durante um ano e meio de trabalho, nós fizemos uma série de palestras, ações, inclusive protocolei dois projetos de lei que defendem as mulheres em situação de violência doméstica. Um deles em parceria com o nosso deputado estadual Neri, o Carteiro, que é o Agosto Lilás. O Agosto Lilás ele vem com essa preposição de se debater durante o mês inteiro as questões relacionadas com a violência contra a mulher. É um projeto de lei importante, uma vez que, infelizmente, a gente tem visto um número de feminicídios, de boletins de ocorrência, de agressões contra as mulheres, subirem nesse período de pandemia. Então é uma pauta que está muito presente no meu mandato, que me preocupa muito e que com toda certeza a gente vai continuar trabalhando”, explica.
A vereadora ainda destaca um segundo projeto aprovado em seu mandato, referente as causas das mulheres, onde 5% das vagas de educação infantil são destinadas a filhos e filhas de mulheres em situação de violência doméstica.
“A gente entende que muitas vezes essas mulheres elas tem dificuldade de sair de um relacionamento abusivo justamente por não conseguirem se reinserir no mercado de trabalho, por dependerem financeiramente daquele companheiro, então elas tendo a oportunidade de colocar o seu filho em um local seguro, acolhedor, elas podem buscar a reinserção no mercado de trabalho e assim ajudar a quebrar esse ciclo da violência. Então esses projetos eles são leis em Caxias do Sul e essa é uma pauta pela qual eu vou continuar trabalhando com muita dedicação e muito afinco”, afirma.
Outra pauta defendida por Frizzo é a da mobilidade urbana e do uso de bicicletas como meios de transporte.
“Também não poderia deixar de falar da pauta da mobilidade urbana. Das questões relacionadas a bicicleta, isso é uma luta que muito antes de eu pensar em entrar pra política eu já defendia, por ser ciclista, cicloativista, sempre acreditei em uma mobilidade urbana mais limpa, na bicicleta como um modal de transporte para curtos deslocamentos. Então acredito que essa pauta a gente também vai continuar fomentando através de várias ações, educação para o trânsito, cobrando infraestrutura e plano de mobilidade urbana“, ressalta.
Além dessas pautas, a vereadora ainda comenta sobre a importância em facilitar a vida das pessoas com deficiência, que carecem de uma atenção e deu um olhar especial no município e sobre a importância de se fazer presente nos bairros, onde o povo está.
“A gente vê as dificuldades das políticas públicas serem eficientes pra esse público, então é algo que a gente tem que trabalhar e melhorar. Além disso, uma outra pauta muito importante, que não pode ser esquecida é a dos bairros, eu procurei ao longo desse meu mandato estar muito presente nos bairros. É ali que as pessoas vivem, é ali que elas tem o seu trabalho, seu dia a dia, e muitas vezes alguns problemas simples para o cidadão, mas que causam transtornos“, conclui.
Leia mais:
Voto 2020: Confira os vereadores eleitos em Caxias do Sul
Voto 2020: Adiló e Pepe Vargas medem forças no segundo turno em Caxias do Sul