Caxias do Sul

Voto 2020: candidatos à prefeitura de Caxias dizem porque merecem ser eleitos

Foto: Grupo RSCOM
Foto: Grupo RSCOM

Os 11 candidatos que pleiteiam o executivo caxiense para os próximos quatro anos participaram do debate do Grupo RSCOM (Rádio Viva e Portal Leouve) na noite da última quarta-feira (11), direto da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias).

Logo após o confronto de ideias e projetos, onde todos tiveram o mesmo espaço para perguntas, respostas e explanações, os 11 candidatos foram convidados a responder a seguinte pergunta: “Candidato, porque o senhor merece ser o novo prefeito de Caxias do Sul?”.

A todos foi disponibilizado um minuto para a resposta. A exposição segue ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Clique AQUI e confira.

Adiló Didomenico (PSDB) – Coligação Levanta Caxias – número: 45

Eu mereço ser prefeito por aquilo que eu conheço de Caxias ao longo destes 51 anos que eu resido aqui. Eu acompanhei o crescimento de Caxias, conheço cada palmo e sei ouvir as pessoas, eu sempre tive esse lado de ouvir as pessoas e entender as dores dos caxienses, e quando tomada alguma decisão equivocada, sempre tive a facilidade de voltar atrás. Então estamos juntos, nós queremos fazer uma administração mais próxima, mais acessível das pessoas que faça inclusão, mas que atenda especialmente as camadas mais necessitadas e nós, a marca do nosso governo, será a retomada do desenvolvimento econômico para gerar emprego, oportunidade para as pessoas terem dignidade, sem emprego não tem dignidade, então conte comigo, tu não vai te decepcionar, pode confiar. “

Carlos Búrigo (MDB) – Coligação Vamos Abraçar Caxias – número: 15

“Primeiro eu quero dizer que eu tenho um sonho de melhorar a vida das pessoas e pra isso eu tenho que estar no cargo de prefeito. Tenho experiência, conheço a administração pública, sei como lidar com a sensibilidade social, conheço as finanças do município e eu e o meu vice Elói Frizzo estamos preparados para administrar a Caxias do futuro. Com muito diálogo, fazendo uma Prefeitura digital, cuidando e respeitando os contribuintes, os empreendedores e liderando Caxias do Sul como a maior cidade da Serra Gaúcha, pra que nós possamos voltar a ser protagonistas e disputar empreendimentos,  empregos e a manutenção de empresas. Você que é eleitor no domingo pode apostar que nós estamos preparados, no dia 15 vote 15.

Edson Néspolo (PDT) – Coligação Avança Caxias Vibrante – número: 12

Bom, eu me preparei ao longo deste tempo, trabalhei na iniciativa privada, na iniciativa pública, onde eu administrei com resultado, seja na direção da Festa da Uva, nas secretarias que eu administrei, fui diretor de colégios da iniciativa privada, trabalhei na pobreza, sei o que é dificuldade. Nós por último trabalhamos em Gramado com lucros recordes no Natal Luz, no Festival de Cinema, ou seja, onde nós administramos nós provamos com resultado e com competência, nós queremos agora trazer isso pra Caxias, administrar para todos, administrar de uma forma coletiva, com diálogo com construção.  Eu falo Caxias de oportunidade e mais inclusiva, é pra isso que eu estou candidato, quero essa oportunidade me preparei muito, não sei tudo, mas quero ser um prefeito de todos os caxienses, quando terminar o processo eleitoral, não tem vencido e vencedores, Caxias tem que estar unidos, Néspolo 12 domingo.”

Júlio Freitas (Republicanos) – número: 10

“Olha não sou que mereço ser prefeito de Caxias, é a população de Caxias do Sul que merece ter o nosso projeto de cidade de novo implantado em Caxias do Sul, para que nós possamos terminar aquilo que o prefeito Daniel Guerra começou a fazer em Caxias do Sul em 2017. Caxias do Sul merece um governo que priorize a saúde, a educação, a geração de emprego e renda, a assistência social principalmente no momento pós pandemia e nós já fizemos, nós não estamos com promessas furadas, nós já fizemos e mostramos o caminho e a população de Caxias do Sul merece a continuidade destes projetos, cidade que é para as pessoas e não para partidos políticos. “

Nelson D’Arrigo (Patriota) – número: 51

Olha nós nunca nos desenvolvemos na política, é a primeira vez que estamos nos desenvolvendo na política e se a população de Caxias entender que nossas propostas e aquilo que a gente entende que Caxias do Sul precisa e quer, vai nos levar lá. Nós não temos uma ambição política futura de ser Deputado ou coisa parecida, nós temos sim a vontade de fazer a nossa cidade melhor, de fazer aquilo tudo que Caxias nos deu de volta, nós não temos um objetivo, a não ser ouvir todas as pessoas que nós ouvimos, colocar essas prioridades no papel e fazer e executar é essa nossa ambição. Nossa vontade é fazer com que o caxiense sinta orgulho e se sinta numa cidade muito melhor, é isso que a gente quer, que a gente ta trabalhando.”

Pepe Vargas (PT) – Coligação Caxias Pra Frente – número: 12

“Ser prefeito para levar Caxias pra frente de novo. Caxias andou pra trás, perdeu empresas, perdeu empregos, a saúde se deteriorou, a problemas na educação, principalmente na educação infantil, os bairros estão abandonados, os loteamentos irregulares em manutenção da prefeitura. Nós precisamos de um governo que resolva esses problemas. Eu já fui prefeito, conheço os problemas da cidade, tenho experiência, estou preparado pra priorizar estas questões. A saúde vai ser uma prioridade, como já foi prioridade no meu governo e a geração de trabalho e renda será também prioridade, pra gente dar oportunidade aos nosso povo, por isso, eu quero ser prefeito. “

Renato Nunes (PL) – número: 22

Eu mereço ser prefeito de Caxias do Sul pra gente fazer uma nova história, colocar gente nova na política. Me sinto capacitado, sou bacharel em Direito, sou estudante de Gestão Pública e nós precisamos tirar essa velha guarda minha gente, políticos aqui que já estão a 500 anos na política e se eternizando e se blindando, todos os amigos junto e misturados isso e uma vergonha. Ficaram no governo 12 anos e Caxias não pode retroceder, Caxias do Sul não pode voltar atrás, Caxias do Sul tem que seguir em frente e pra seguir em frente nós precisamos colocar gente nova. E, quero finalizar aqui dizendo, sou pastor evangélico há 30 anos e durante 130 anos de Caxias do Sul nós nunca tivemos um evangélico que fosse candidato a prefeito e muito menos um pastor, então tem eu Renato Nunes, pastor e a Priscila Vilasboa também filha de pastor, ta certo? Uma candidatura 100% evangélica, com uma visão cristã.” 

Renato Toigo (PSL) – número: 17

“Prefeito porque eu tenho conhecimento de como a cidade está, tenho capacidade junto com o meu vice-prefeito Nilvo Bertola de resolver os problemas de Caxias do Sul. Sabemos que a próxima administração será uma das mais difíceis de toda a história de Caxias do Sul, nós estamos sim preparados para que nós façamos com que Caxias do sul volte a ser a pérola das colônias, volte a ser aquela cidade onde o cidadão sinta-se bem, volte a ser aquela cidade segura queremos tirar o selo da insegurança de uma cidade que nem Caxias do Sul, é a cidade mais insegura do Estado e esse selo nós vamos tirar sim. Vamos criar condições para que as crianças possam ir na escola tranquilamente, vamos cuidar da saúde, temos projetos interessantes para a Festa da Uva, temos projetos para o turismo e vamos fazer sim um grande governo , o nosso governo vai ficar na história. Toigo 17.”

Marcelo Slaviero (Novo) – número: 30

“Nós começamos a nos preparar para ser prefeito de Caxias em dezembro de 2018, quando começamos a fazer um diagnóstico da cidade, a ter um plano de governo, a conversar com a sociedade, a visitar os bairros, as pessoas, a montar um plano que realmente respeita a liberdade das pessoas trabalharem, estudarem, empreenderem, viverem dignamente. E é pra isso que a gente quer assumir o governo no próximo ano. Pra que a gente tenha uma cidade mais livre, mais justa, pra que as pessoas não precisem se sentir presas, um governo que só cobra mais imposto, impõe obrigações e limita o cidadão. A gente precisa é do cidadão máximo, assumindo a sua voz e o seu lugar, que é de dono da cidade, no próximo ano em Caxias do Sul.”

Toninho Feldmann (Podemos) – número: 19

“Estou preparado. 37 anos em Caxias. Quando cheguei, comecei a fazer a pastoral lá no Vila Ipê, na Zona Norte, eu me identifico, conheço os bairros de Caxias, conheço o problema das pessoas e hoje o debate aqui foi uma oportunidade que nós apresentamos as nossas propostas. Nós do Podemos 19 temos um plano de governo, saúde e geração de emprego são prioridades e no nosso governo, a Saúde vai ter dois secretários, o secretário propriamente dito e o prefeito, porque eu vou me envolver pessoalmente para resolver o problema e nós zerarmos e reduzirmos a fila de espera das pessoas para exames, consultas e também para cirurgias. Então, domingo, para Caxias voltar ao bom caminho, vote Toninho 19.”

Vinícius Ribeiro (DEM) – Coligação Por uma Caxias Próspera e Justa – número: 25

“Nós queremos colocar em prática o nosso plano de governo e atender a necessidade daquelas pessoas que mais precisam, são aquelas pessoas que o poder público não consegue atingir por inúmeras dificuldades, é a fila na saúde, o atendimento na escola infantil, o buraco na rua, a lampada, a calçada e o atendimento na assistência social. O Vinícius Ribeiro está preparado para administrar Caxias do Sul. O nosso número é 25 e nós queremos, com isso, através de uma campanha tranquila e serena, continuar falando a verdade. Nós não prometemos aquilo que nós não podemos fazer. Nós falamos de forma sincera, honesta para a comunidade, aquilo que a comunidade sempre exigiu de um prefeito. Presente, simples, mas muito trabalhador, que tenha um olhar diferente para as pessoas que mais precisam. Então no domingo nos leve para o segundo turno, eu sou o Vinícius Ribeiro e o meu número é o 25.”