Votar em 2026 vai valer como prova de vida para aposentados do Ipam em Caxias do Sul

Aposentados e pensionistas poderão usar o comparecimento às urnas ou a justificativa de ausência como forma de prova de vida

Foto: TRE/Divulgação
Foto: TRE/Divulgação

A partir das Eleições de 2026, aposentados e pensionistas vinculados ao IPAM-FAPS em Caxias do Sul poderão usar o comparecimento às urnas ou a justificativa de ausência como forma de prova de vida. A novidade faz parte de uma parceria firmada entre o Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

O novo procedimento vai funcionar como mais uma opção, além das formas já existentes. O beneficiário ainda poderá fazer a prova de vida no mês do seu aniversário, online, pelo site oficial do IPAM, ou presencialmente, no Setor de Atendimento do Instituto.

Prova de Vida para Aposentados e Pensionistas

O presidente do IPAM, Gustavo Machado, afirma que a iniciativa reduz o risco de suspensão dos pagamentos por falta de comprovação, especialmente para quem já participa das eleições:

“Essa parceria com o TRE facilitará a vida dos segurados do IPAM-FAPS que comparecerem para votar ou justificar ausência já a partir das próximas eleições, pois evitará suspensão do pagamento de benefícios por falta de realização da prova de vida, diminuindo-se a burocracia com segurança para todas as partes envolvidas.”

A troca de dados seguirá todos os protocolos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com uso restrito à finalidade da comprovação de vida e descarte adequado das informações após o uso.