Política

Votação do projeto de reajuste do IPTU causa tumulto em Vacaria

Foto: Redes Sociais/ Reprodução
Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Na segunda-feira (02), vereadores de oposição chamaram a participação da comunidade para um encontro com o objetivo de debater o aumento do valor do IPTU para a população. O assunto teve grande repercussão na última semana, por conta do aumento significativos nos carnês. Várias pessoas foram no encontro, receberam orientações e atendimento dos funcionários da administração.

Muitos acabaram permanecendo na sessão, que teve debates intensos entre os vereadores. A sessão foi suspensa por duas vezes, por conta de manifestações pesadas. O presidente encerrou o ato, alegando não ter segurança necessária.

Na terça-feira, presencialmente havia poucas pessoas no plenário, mas um numero grande de público acompanhando de forma online. As discussões sobre o IPTU foram retomadas, tendo justificativas e acusações relacionadas ao dia anterior.

Os vereadores se exaltaram e houve discussão, bate-boca e ameaças.

Em conversas com a reportagem do Leouve, o vereador e presidente Fabiano salientou que o gasto com o lixo no município é de 12 milhões, e a arrecadação é 1.8 milhões, e que com o novo reajuste o município vai chegar ao montante de 7 milhões de arrecadação, ainda assim tendo déficit de 5 milhões.

Sobre a confusão ele afirmou “estou sendo ofendido e atacado diariamente, eles incitam as redes sociais de várias formas, e ontem foi o meu limite”

O vereador Mauro Deluchi Shuller destacou para a reportagem “Minha luta é pela redução de impostos para o povo de Vacaria, não é nada pessoal. Apenas não podemos perder o foco em trabalhar para o povo”

Ainda na Câmara, os vereadores Andrezinho Rokoski (Progressistas) e Maurão registraram ocorrências por ameaça junto à Brigada Militar.