O município de Bento Gonçalves vem se mostrando um importante centro de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes e deslizamentos que ocorreram em razão das chuvas desde o final de abril. Solidários aos que passam por necessidades, os voluntários de Bento Gonçalves resolveram, junto aos donativos, enviar mensagens de esperança para os atingidos.
Caixas com cestas básicas levam consigo frases motivacionais, visando acalentar os corações de quem tanto sofre. A ideia veio dos próprios voluntários, que se solidarizaram com as vítimas das chuvas, que atingiram cerca de 90% dos municípios gaúchos.
E não são só as vítimas que estão recebendo o carinho da comunidade. Voluntários também têm recebido cartas e inclusive ações de escolas infantis de Bento Gonçalves, e também enviadas direto pelos pequenos. A Escola Municipal Infantil Luz do Amanhã, de Bento Gonçalves, é um exemplo disto. Os alunos se uniram e escreveram mensagens para os voluntários que trabalham atualmente na Fundaparque, onde foi colocado um cartaz com as cartas dos alunos aos voluntários.
As mensagens chegam diariamente, e renovam a energia das equipes que tanto têm ajudado o Rio Grande do Sul.
A rede municipal de ensino também realizou uma série de atividades de apoio prestando homenagens e mensagens de incentivo e de empatia para os bombeiros e pessoas que foram acolhidas no ginásio do distrito de Faria Lemos, onde muitas pessoas foram abrigadas.
Um desses exemplos é a EMEF Vânia Medeiros Mincarone que junto com os alunos dos primeiros anos produziu um vídeo com mensagens de incentivo, de fé e de carinho como “Estamos todos juntos”, “Tudo vai passar” e mostrando os trabalhos realizados em sala de aula. Os alunos da instituição também entregaram cartas para os abrigados no salão, que tiveram que abandonar suas casa e, muitas vezes, perderam tudo o que possuíam.
Crianças em situação de abrigo também recebem mensagens
No Sesc, onde além dos donativos mais comuns, estão sendo enviados às crianças em situação de abrigo, livros infantis embalados para presente, como forma de carinho, também estão sendo enviadas com mensagens escritas pelos próprios doadores. Esta foi uma ação criada pelo Sesc Bento Gonçalves em parceria com a Livraria Dom Quixote.
A base de voluntários localizada na Fundaparque está recebendo doações diariamente das 14h às 21. No Sesc, os livros podem ser doados diretamente na entidade. Para os interessados em doar livros e gibis em condições de uso para crianças de todas as idades, mas não os possuírem, a Dom Quixote separou uma vasta gama de títulos, com preços entre R$5 e R$20.