Opinião

Viva com Saúde – 25/11/2023 – Não deixe o ronco virar seu pior pesadelo

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como o ronco prejudica a saúde.

Viva com Saúde – 25/11/2023 – Não deixe o ronco virar seu pior pesadelo

Geralmente, desejamos uma “boa noite” ao nos despedirmos de alguém, antes de dormir. Mas você já parou para pensar no quanto ter uma boa noite de sono é importante? E consegue avaliar se tem dormido bem? Parece algo banal, mas a qualidade do sono é muito importante para as pessoas, de todas as faixas etárias. A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) recomenda que os adultos durmam sete ou mais horas por noite, regularmente, para promover a saúde ideal.

Entretanto, nem todos têm o privilégio de ter uma noite tranquila e revigorante. Estudos sugerem que há mais de 80 tipos de distúrbios do sono. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o ronco é o som causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa por essa região. A explicação básica é que, ao dormir, há um relaxamento natural dessa musculatura, que pode vibrar com a passagem do ar. Indivíduos com sobrepeso, dificuldades respiratórias (rinite, sinusite, desvio de septo nasal, adenoides e amídalas grandes, por exemplo), refluxo gastroesofágico, tabagismo e com problemas na arcada dentária têm maior probabilidade de desenvolvê-lo. Além disso, consumir bebidas alcoólicas e dormir com a barriga para cima também podem facilitar o ruído.

O Doutor Rafael Malinsky, Otorrinolaringologista e Médico do Sono do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Moinhos de Vento, fala mais sobre esta condição: