A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promove no sábado (23), em parceria com o Comitê Organizador e Rede de Vinícolas (Revinsul), a premiação do 26° Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. No total, 90 troféus Grande Ouro, Ouro e Prata serão entregues a partir das 19h30, no Salão de São Romédio, onde depois será realizado jantar dançante animado pelo Musical União. Os ingressos estão esgotados, porém será possível acompanhar a transmissão online pelo Facebook da Prefeitura de Caxias do Sul.
Participam desta edição 39 cantinas, que concorrem aos prêmios em treze categorias: branco, rosado e tinto de mesa; vinho de mesa suave; branco, rosado e tinto vinífera; suco de uva; branco, rosado e tinto vinífera engarrafado e espumantes (Brut/ Extrabrut e Nature e Moscatel). As amostras premiadas poderão comercializar os produtos com o selo do Concurso, que neste ano teve sua logomarca modernizada. O novo design será apresentado pelo Comitê durante o evento. Outra novidade foi a inserção do Concurso nas redes sociais, por meio do perfil @vinhosdecaxiasoficial no Facebook e Instagram.
Os vinhos, sucos e espumantes foram avaliados em junho por 27 profissionais reconhecidos no mercado. Eles foram divididos em três mesas avaliadoras, coordenadas respectivamente pelos especialistas André Gasperin, Plínio Manosso e Nelson Rotta Randon. Para Gasperin, que é membro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), os produtos de Caxias e região vêm evoluindo, assim como o mercado consumidor. “O concurso é uma importante ferramenta para atestar a qualidade dos produtos, numa degustação às cegas e com todas as condições adequadas”, disse ele durante a avaliação.
O Concurso Melhores Vinhos de Caxias do Sul foi promovido pela primeira vez em 1998, dentro do Programa de Revitalização da Vitivinicultura (valorização do vinho de mesa e de vinícolas que não engarrafavam). Foi um dos pioneiros neste formato, criado para fomentar a produção das vinícolas caxienses, valorizar o segmento e divulgar os produtos. A participação dos avaliadores sempre foi voluntária. Alguns estão desde as primeiras edições.
Entre os objetivos da ação estão: fortalecer o segmento da vitivinicultura, promover a melhoria da qualidade e maior divulgação dos produtos, ampliar os mercados consumidores, apoiar a sucessão no segmento da vitivinicultura, incentivar o enoturismo e agregar valor aos vinhos, sucos e espumantes, entre outros.
O 26º Concurso conta com patrocínio de Boccati, Sicredi Pioneira, HCA, Verallia Brasil, Agência Sacramento Brandmarketing, Agrimar, Grupo Embasul, Luvison, Trianon, Vêneto Mercantil, Microsal, Amazon, Tuttovino, Facchin, Acqua Bella, Biotecsul, DHC Embalagens, Açúcar D’Itália, Ever Brasil, MA Silva, Metiq, Moschen Seguros, Panizzon Embalagens, Prop Caixa, Superflexo, Dety Higiene Eficiente, Grafimax e Metagraf.