Agro Rural

Vinícolas caxienses vão ter mais oportunidades para vendas de produtos em eventos na cidade

Objetivo é incentivar e valorizar vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos na cidade

Rudimar Menegotto, secretário da SMAPA - (Foto: Alice Corrrêa/Grupo RSCOM)
Rudimar Menegotto, secretário da SMAPA - (Foto: Alice Corrrêa/Grupo RSCOM)

Visando o fortalecimento e visibilidade das vinícolas caxienses e seus produtos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), promoveu uma reunião com representantes do setor vinícola e diversas autoridades para apresentação dos eventos onde estarão disponibilizados mais espaços para a comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva. Na oportunidade, também foi apresentado o novo folder com a relação das cantinas premiadas no XXV Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul, realizado no ano de 2022.

O secretário da SMAPA, Rudimar Menegotto, salienta a importância do Concurso, o qual foi determinante para avaliação do produto, ressaltando e evidenciando a qualidade do vinho da Serra Gaúcha. Além disso, ele lembra que já há data para o primeiro espaço destinado para as vinícolas apresentarem seu produto: a Festa das Colheitas. “São 25 anos da história do Concurso dos Melhores Vinhos, onde teve uma evolução muito grande. Teve um sucesso esse concurso, então fizemos uma avaliação do mesmo e o novo formato, ele foi em uma comunidade, com evento até um pouco diferente do que dos outros eventos, e aí, nós queríamos fazer uma avaliação com as vinícolas justamente sobre o concurso e ver o que as vinícolas pensavam em manter nesse formato. Então foi praticamente uma avaliação do concurso. Nós vamos ter agora no final de fevereiro e início de março, nos finais de semana, onde a gente quer oportunizar às vinícolas de também estarem de novo oferecendo seus produtos dentro do espaço do Centro de Eventos onde ocorre a Festa das Colheitas”.

Rudimar vê a proposta como uma oportunidade de dar visibilidade ao produto feito da uva da Serra Gaúcha, que na opinião dele, tem como competir com qualquer vinho do mundo.

“O que queremos? Que a população de Caxias do Sul vá para a Festa das Colheitas e conheça os nossos vinhos, às vezes eles vão no mercado, acaba grande parte até pela produção de menor quantidade das vinícolas, acabam encontrando no mercado vinhos de outras regiões e até mesmo importados e não os nossos. Então a população vai ter a oportunidade de adquirir os nossos vinhos da Festa das Colheitas”.

Espaços em eventos

Os representantes das vinícolas conheceram detalhes de dois eventos com espaço para comercialização de vinhos, sucos de uva e espumantes: a já citada Festa das Colheitas, com início em 24 de fevereiro, e Feira Internacional de Artesanato Mãos da Terra, que será novamente realizada em Caxias do Sul, de 30 de junho a 09 de julho. Nas edições anteriores, este evento chegou a registrar público superior a 70 mil pessoas.

Mais informações sobre a Festa das Colheitas podem ser conferidas aqui.