Bento Gonçalves

Vinícola Aurora visita organização internacional para reafirmar compromissos com as boas práticas trabalhistas

Cooperativa apresentou seus avanços na reestruturação das áreas de complicance, ESG e Boas Práticas Agrícolas.

Representantes da Cooperativa Vinícola Aurora e do Governo do Estado do RS estiveram reunidos no encontro com a OIT.
Representantes da Cooperativa Vinícola Aurora e do Governo do Estado do RS estiveram reunidos no encontro com a OIT. (Foto: Divulgação)


Buscando reafirmar seu compromisso e seus avanços na reestruturação das áreas de complicance, ESG e Boas Práticas Agrícolas, após o episódio trabalhista envolvendo fornecedor de mão-de-obra terceirizada, representantes da Cooperativa Vinícola Aurora estiveram reunidos com integrantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro ocorreu nesta terça-feira (13), em Brasília (DF).

Durante a conversa, a OIT reforçou a importância da assinatura do setor no Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas na Vitivinicultura do RS do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento, segundo a entidade, está servindo de base para o trabalho que estão desenvolvendo em outras cadeias produtivas.

Na capital federal, a comitiva da Cooperativa Vinícola Aurora ainda esteve no Congresso Nacional, onde visitou os senadores gaúchos Hamilton Mourão e Paulo Paim. Os parlamentarem demostraram interesse em entender melhor o tema para propor ações.

O presidente da cooperativa Renê Tonello, o gerente Agrícola Maurício Bonafé e o consultor da área agrônoma Felipe Bremm foram recebidos na representação pelo diretor da entidade no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro, e pela equipe técnica da OIT, composta por Maria Claudia Falcão (coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho), José Ribeiro (Oficial Nacional de Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente) e Laura Abramo Díaz (Oficial de Projeto em Políticas Públicas).

O secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella, e o diretor-geral da pasta, Ricardo Barbosa, também participaram do encontro.

De acordo com Tonello, essa foi uma oportunidade de reafirmar os compromissos com o trabalho digno e demonstrar o quanto a cooperativa tem investindo, de forma célere, na reestruturação desses setores. “Foi uma conversa muito proveitosa, onde a OIT se colocou à disposição para colaborar em projetos que beneficiem a cadeia da vitivinicultura e propiciem aos trabalhadores boas condições de trabalho. Com certeza temos na OIT uma grande parceira nessa jornada”, afirmou Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.