A percepção do consumidor em relação ao vinho nacional vem mudando, ao longo dos últimos anos, comparando a qualidade dos produtos estrangeiros. Isso se deve muito ao empenho das empresas brasileiras em investirem em qualidade e sofisticação. É o que aponta a pesquisa Top 10 Consumer Trends 2022 da Euromonitor.
De acordo com a pesquisa, 28% dos consumidores buscam comprar produtos e serviços locais. Isso fez com que diferentes segmentos brasileiros registrassem alta na procura de seus produtos, como calçados, alimentos e bebidas alcoólicas, como é o caso dos vinhos nacionais.
Segundo os dados divulgados pela União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, um aumento de aproximadamente 11% em comparação com o mesmo período de 2020.
E se você acha que apenas a Serra Gaúcha tem a percepção de que o vinho brasileiro tem ganhado cada vez mais destaque nas gôndolas e preferencias do gosto do consumidor está enganado. Um case de sucesso na fabricação do vinho nacional é a vinícola Rio Sol. Localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, este é o único lugar do mundo que produz, hoje, duas safras de uvas por ano.
Isso é resultado das características naturais da região e do conhecimento de seus produtores. Unindo o clima semiárido de Pernambuco com as características únicas das vinhas portuguesas, os vinhos Rio Sol, por exemplo, se destacam pela qualidade e exclusividade.
“Outro ponto que fez com que a empresa ganhasse credibilidade no Brasil foram as premiações internacionais que nós conquistamos durante todos esses anos, que é praticamente um atestado de que o país tem condições sim de produzir vinhos de qualidade e acaba atraindo os consumidores mais receosos em experimentar bebidas nacionais”, explica André Arruda, CEO da Rio Sol.
A Rio Sol tem em seu currículo medalhas de ouro conquistadas em diferentes concursos pelo mundo, como no tradicional concurso chileno de vinhos, Cata d´Or World Wine Awards, no Concurso Mundial de Bruxelas, considerado um dos mais importantes concursos de vinhos e destilados do mundo, e no Concurso Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas Vinus, na Argentina.
Além disso, o aumento na procura por vinhos nacionais fez aumentar o interesse pelo enoturismo. Sendo assim, vinícolas brasileiras decidiram criar passeios para os consumidores conhecerem um pouco melhor como é a fabricação de seus produtos e explicar melhor o amplo universo dos vinhos.
“Aos finais de semana nós criamos um passeio chamado Rota dos Vinhos, onde os consumidores podem vivenciar uma experiência gastronômica completa, além de conhecerem melhor a cultura dos vinhos. Nosso objetivo é mostrar que o Brasil é capaz sim de produzir vinhos de qualidade”, finaliza Arruda.