Vindima iluminada
André Larentis é o presidente da Aprovale. Foto Bárbara Salvatti/Exata Comunicação

Uma Vindima Iluminada, é assim que o Vale dos Vinhedos, localidade que é referência em turismo, deve se preparar para o verão, época da colheita nos parreirais. A iniciativa busca unificar o clima universal do Natal com a energia festiva da vindima. A Vindima Iluminada, promovida pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), convida moradores, empreendimentos e visitantes a celebrar a cultura local por meio da beleza das luzes decorativas e do espírito comunitário que marcam a região.

A proposta chega em clima de concurso, a fim de engajar ainda mais a comunidade. Assim, a iniciativa incentiva residências e estabelecimentos dentro da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos a terem suas fachadas decoradas, em um movimento coletivo de beleza e, ao mesmo tempo, pertencimento. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de dezembro mediante preenchimento do formulário oficial (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5Knv8NllA0ZWvFVlVcVqVRWSCeQg3Bw77Emv2YLgbUWcDfg/viewform?usp=send_form).

Como a vindima se estende até março, a intenção é que a decoração permaneça ativa até esse período, uma vez que, para a Aprovale, a ambientação visual do território é parte fundamental da experiência turística. Ainda mais entre janeiro e março, quando as uvas são colhidas para se transformarem em premiados vinhos e espumantes e os turistas podem participar de experiências proporcionadas somente na vindima, como pisa de uvas e piqueniques nas videiras abarrotadas de uvas.

A Vindima é um dos momentos de maior significado para o produtor, para as vinícolas e para a comunidade, e com essa iniciativa queremos externar essa relevância toda de modo a engajar todo o trade em um movimento de embelezamento, valorização e, claro, movimentação geradora de negócios, destaca o presidente da Aprovale, André Larentis.

Como será a premiação

Os inscritos serão avaliados entre os dias 10 de janeiro e 20 de março de 2026, com notas atribuídas por um júri técnico, com peso de 60%, e pelo público, representando 40% da nota final. A análise levará em conta a observância dos critérios de criatividade, espírito natalino, temática uva e vinho e impacto visual. A premiação contempla residências e empreendimentos, e os vencedores serão anunciados no Festival Vale dos Vinhedos, no dia 28 de março de 2026,

Para as residências, serão reconhecidos os três melhores com troféus, garrafas de vinhos D.O. Vale dos Vinhedos e experiências exclusivas no território. O primeiro colocado ganhará um final de semana especial com hospedagem para duas pessoas, além de almoço, jantar e uma experiência numa vinícola. O segundo poderá desfrutar de um almoço e de uma experiência; e o terceiro terá direito a uma experiência no roteiro. Já entre os empreendimentos, serão escolhidos o de melhor decoração temática de vindima e de maior impacto visual. Cada um deles ganhará troféu, uma garrafa do exclusivo vinho 10 Lotes D.O.V.V. e uma experiência a ser escolhida entre as opções que serão apresentadas.