Agro Rural

Vila Flores, na Serra Gaúcha, inaugura agroindústria de ovos coloniais

Vila Flores, na Serra Gaúcha, inaugura agroindústria de ovos coloniais

Ovos de “galinhas felizes”, ou seja, de galinhas que vivem em condições que respeitam o seu bem-estar, é o produto da nova agroindústria inaugurada em Vila Flores. O ato contou com a presença do prefeito Evandro Brandalise, do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Gilberto Bonatto, parceiros e familiares.

O empreendimento recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf), que possibilita o acesso a crédito facilitado, a capacitações – como a em Boas Práticas de Fabricação, da qual a família participou recentemente –, participação em feiras e em mercados institucionais, entre outros. Bonatto destacou que na região da Serra são 235 agroindústrias legalizadas, das quais nove em Vila Flores, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento dos municípios e mantendo os jovens nas propriedades rurais.

Fernando Zancanaro deixou a estabilidade do serviço público para apostar no empreendimento, que é mais uma fonte de renda para a família que produz hortaliças hidropônicas e cultiva grãos para venda e alimentação dos animais. A esposa, Lucinéia, também já trabalhou em empresa. “A minha alegria é plantar, colher e viver dessa maneira”, afirma. A propriedade tem cerca de 600 galinhas, estando metade em produção, gerando em torno de 200 ovos por dia. O casal está buscando o mercado no município e cidade vizinhas e pensa em desenvolver o turismo rural futuramente.