CELEBRAÇÃO E FÉ

Vigília na canonização de Carlo Acutis leva cerca de 200 jovens ao Seminário Aparecida, em Caxias do Sul

Organizada pela Juventude da Diocese de Caxias, a atividade contou com Missa, sessão de cinema, quiz, luau, adoração e foi concluída com a transmissão da canonização

Foto: Felipe Padilha/Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Foto: Felipe Padilha/Comunicação da Diocese de Caxias do Sul

Mais de 200 jovens se reuniram em uma vigília no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, para acompanhar a canonização dos agora santos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, na virada do sábado (06) para o domingo (07).

Mesmo diante de um frio de 6ºC, o encontro reuniu membros de grupos, pastorais e movimentos de evangelização juvenil de Caxias, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, dentre outras cidades. A atividade, organizada pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, teve programação intensa que iniciou às 22h30min com a Missa, que foi presidida pelo vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira.

Foto: Felipe Padilha/Comunicação da Diocese de Caxias do Sul

Ao ser perguntado sobre o que significava para o povo de Deus a canonização destes dois rapazes que viveram sua vocação batismal, como leigos, padre Leonardo pontuou:

“O Carlo e também o Pier Giorgio foram pessoas jovens que conheceram Jesus, se apaixonaram por Jesus e entenderam as consequências desse encontro com o Senhor. As consequências desse encontro com o Senhor implicaram um cuidado com os pobres, a luta pela justiça social, o amor pela Eucaristia e também um desejo profundo de que muitas pessoas possam conhecer Jesus e possam ir ao céu”.

Após a Missa, os jovens que tinham consigo imagens, terços, estampas dos então beatos foram convidados a se aproximarem do altar para abençoar os objetos religiosos. Padre Leonardo abençoou a todos, e fez o sinal da cruz sobre o povo com a relíquia (fios de cabelo) de Carlo Acutis, que veio do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, para a noite de oração.

Vigília e celebração da canonização

A vigília seguiu com momentos de animação, lanche partilhado, quiz sobre a vida dos novos santos, luau, e uma sessão de cinema. Na tela, o filme “O céu não pode esperar”, que conta os aspectos da vida de Carlo Acutis, seu cuidado com os irmãos e a evangelização pelos meios de comunicação.

A partir das 05h, os jovens se reuniram no teatro do Seminário Aparecida para acompanhar a Missa presidida pelo Papa Leão XIV, ao vivo da Praça São Pedro no Vaticano, na qual Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram proclamados santos. 

Foto: Felipe Padilha/Comunicação da Diocese de Caxias do Sul

Impacto na Juventude

O assessor do Setor Diocesano da Juventude, padre Gustavo Predebon, comenta a atividade que mobilizou a juventude como sinal de amor pela Igreja.

“Com muita alegria, a Diocese reuniu um grande grupo de jovens, 200 jovens, aqui no Seminário Aparecida, e nós pudemos celebrar, rezar, meditar, estar unidos também como jovens de fé neste momento em que esses santos foram canonizados. Que bênção para a Igreja e que eles também possam trazer muitos frutos de fé, conversão e de vida em Cristo para muitos jovens”.