Comportamento

Vigilância contabiliza quatro focos do mosquito da dengue em Caxias do Sul

dengue
dengue

Neste início de ano, quatro focos do mosquito transmissor da dengue já foram confirmados pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul. O último caso foi identificado na terça-feira (19/01), no bairro Desvio Rizzo.

Um mosquito foi capturado pelos agentes de endemias em uma floricultura durante uma fiscalização de rotina. Esse tipo de estabelecimento é considerado estratégico pela Vigilância, que monitora um total de 225 pontos, incluindo cemitérios, borracharias, ferros-velhos, dentre outros, que têm mais probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti.

Além deste último foco, os outros três identificados pela Vigilância Ambiental foram nos bairros Santa Fé (um foco) e Bela Vista (dois focos).

A Vigilância Ambiental reforça a orientação para que a população evite manter água parada e faça a limpeza periódica de bebedouros de animais, já que os insetos se reproduzem nesses ambientes. O Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é 156, do Alô Caxias.

Abaixo, confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

– Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

– Recolher o lixo do pátio;

– Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

– Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;

– Tampar caixas d’água;

– Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

– Limpar as calhas;

– Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

– Eliminar os pratinhos das plantas.