Uma carreata pacífica realizada em Farroupilha na tarde desta sexta-feira (12), com início por volta das 15h, mobilizou um grande número de manifestantes ligados ao setor do comércio, que pedem pela volta do modelo de cogestão no modelo de distanciamento controlado e assim seja possível a reabertura dos estabelecimentos.
A mobilização se iniciou no Largo Carlos Fetter e percorreu diversas ruas do município até a frente da prefeitura. O principal objetivo das manifestações é alertar as autoridades, de que o comércio não é o principal culpado pelo colapso na rede hospitalar e que o setor precisa voltar a operar dentro do modelo de cogestão, com as restrições e cuidados necessários para garantir a prevenção ao Coronavírus e ao mesmo tempo manter a sobrevivência econômica dos estabelecimentos.
No parte de fora dos carros, manifestantes exibiam bandeiras do Brasil e diversas faixas pedindo pela volta ao trabalho, com dizeres como ‘O Comércio não é Vilão’, ‘Pela Abertura do Comércio’, ‘Somos todos essenciais’, ‘Precisamos trabalhar’ e ‘Meu trabalho é essencial para a minha família.
A manifestação é promovida por entidades ligadas ao setor como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindigêneros e a Câmara da Industria, Comércio, Serviços e Agronegócios (CICS), com o apoio dos shoppings de atacado de Farroupilha.
“A gente quer preservar a saúde das pessoas e o comércio sempre foi o o que adotou os protocolos mais restritivos possíveis, sempre atendeu bem aos seus clientes, não é culpa do comércio”, declarou o presidente da CDL de Farroupilha, Juliano Tofolo.
Fotos: Adriano Padilha / Grupo RSCOM