O vereador Jonas Tomazini apresentou, na sessão desta segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores de Farroupilha, um vídeo gravado por um morador do centro da cidade em que o caminhão da Ecofar, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade aparece recolhendo os resíduos dos contêineres verdes e amarelos no mesmo caminhão, ou seja, sem fazer a devida separação entre o lixo seco e o orgânico.
Durante sua fala, o vereador disse que os gestores públicos devem primar pelo desenvolvimento das cidades, mas sempre pensando no meio ambiente. E isso inclui a correta coleta de lixo.
“Recebemos essas informações a algumas semanas, de que os caminhões da Ecofar estavam fazendo o recolhimento sem separar os contêineres. Agora recebemos o vídeo que comprova essa ação. Isso tudo deveria ser trasportado de maneira separada e tratada de maneira separada. O vídeo demonstra que o que está sendo feito não é o correto”, disse.
Jonas ainda parabenizou as ações da AFAPAN, dos grupos escoteiros, das escolas, e da comunidade que se empenha na separação do lixo. Mas lamenta que o município trate desta forma o trabalho de outras entidades.
De acordo com o diretor presidente da Ecofar, Paulo de Catro, o que houve foi um erro da equipe que estava trabalhando na noite em que o vídeo foi gravado. os trabalhadores já foram identificados e advertidos. Ainda de acordo com Castro, os profissionais da Ecofar passam por um treinamento constante para aprimorar cada vez mais o trabalho prestado para a comunidade.
Confira o vídeo do momento da coleta: