Últimas notícias

VÍDEO: presidente do Sindilojas Bento fala sobre os 45 anos da entidade

Daniel Amádio falou sobre as conquistas, desafios e novidades implementadas

VÍDEO: presidente do Sindilojas Bento fala sobre os 45 anos da entidade

Esta quarta-feira (24), marcou os 45 anos de história do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, que desde o seu surgimento, em 24/06/1975, atua na defesa dos interesses e na representatividade dos comerciantes locais, o que engloba outros 10 municípios da região.

“Falar do Sindilojas é falar de uma história muito rica ao longo destes 45 anos, que contou com 8 líderes a frente da entidade ao longo de todo este período. Se buscou através de um grupo de comerciantes a criação do Sindilojas, uma entidade atuante e representativa junto ao setor”, afirmou o atual presidente, Daniel Amadio.

Atualmente são em torno de 700 associados ao Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, mas ao todo são em torno de 2.500 comércios representados, que se utilizam da convenção coletiva de trabalho implementada pela entidade para aplicarem em suas respectivas folhas de pagamento.

A sede atual está localizada na Rua Júlio de Castilhos, bem no centro da cidade, que foi inaugurada ainda na gestão anterior.

Os associados do Sindilojas recebem desde o auxílio operacional até o apoio em processos burocráticos. A entidade também exerce um importante papel politica e juridicamente na defesa dos interesses do setor.

Nas redes sociais do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves está sendo veiculada uma timeline com capítulos importantes da historia da entidade, desde os fundadores e com todos os presidentes ao longo dos 45 anos de trajetória.

A frente da entidade desde 2014 e com mandato até 2022, Amadio falou sobre as principais conquistas neste período:

“Se fosse elencar a principal conquista em meio a atual gestão é trazer o Trigésimo Sexto Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais para Bento Gonçalves, que nunca recebeu o evento. Em função da pandemia teve de ser adiado para novembro, quando acreditamos que a situação estará mais controlada. É uma conquista muito grande, que engloba em torno de 1000 congressistas, ligados a federações e sindicatos empresariais, com palestras, oficinas e workshops”, afirmou.

Desafio e reinvenção

Em meio a conquistas e representatividade, um grande desafio: auxiliar comerciantes em meio a pandemia do Coronavírus, que provocou paralisações e posteriormente a liberação com diversas restrições no setor na Serra Gaúcha.

A entidade atua de forma importante para minimizar os impactos da crise e buscou sempre formas de motivar os comerciantes a buscarem outros canais de venda, a partir da utilização de outras ferramentas como mídias digitais e e-commerce de uma forma geral.

“Não tem planejamento que resista a uma pandemia. É um desafio muito grande estar à frente da entidade em meio a este período. Mas o que procuramos fazer é atuar politicamente junto ás diferentes esferas, também com o apoio da Fecomércio-RS, para buscar uma maior liberdade do trabalho. Sempre fomos a favor das restrições com limite de capacidade, mas sempre achamos injusto o fechamento das atividades neste período. O comércio é quem paga a conta, pois não são pontos que geram aglomerações devido a todas as normas necessárias para atuar,” afirmou.

A entidade precisou se reinventar em meio a pandemia, orientando os associados a respeito das negociações de férias, banco de horas com os funcionários, formas de reduzir os custos e sempre proporcionando com que os comerciantes buscassem outros canais de venda.

Como parte dessa reinvenção, foi lançado um ebook que contém dicas de como vender pelo whats app, de uma forma ampla e totalmente gratuita, que está sendo enviado por e-mail e whats app aos associados.

Está sendo pensado também a construção de uma plataforma de e-commerce que seja entregue aos associados, com uma maneira mais fácil e segura para vender os seus produtos e aumentar a área de atuação desses estabelecimentos. Apesar das dificuldades, Amadio incentiva os comerciantes locais a continuarem e deixou uma mensagem de incentivo:

“Deixamos uma mensagem para que todos os comerciantes que tenham fé para manter seus negócios neste período. Quem conseguir se manter certamente sairá fortalecido e ainda mais preparados. Contem com a entidade pois trabalhamos atrás de soluções políticas, burocráticas e jurídicas em prol dos interesses e das necessidades dos comerciantes. Recebemos as demandas e geramos soluções”.

Confira o vídeo com a entrevista com Amadio: (Reportagem: Gabriel Pfeifer)