Uma jovem de 18 anos procurou a Polícia Civil para denunciar um homem por realizar atos obscenos e a perseguir durante a tarde deste domingo (13), em Caxias do Sul. A vítima registrou o fato em vídeo, no qual o homem, usando capacete, se masturba na rua, olhando para a moça no momento em que ela passava pela calçada.
De acordo com depoimento da vítima à polícia, ela vinha sofrendo com os assédios e perseguições do homem desde a metade deste ano. Ela relata que o suspeito, sempre à bordo de uma motocicleta, passava pela vítima e “mexia” com ela, mas sempre foi ignorado. Porém, na tarde deste domingo, quando retornava da casa de um parente, o motociclista apareceu novamente e voltou a perseguir a moça. Desta vez, ele expôs o órgão genital e se masturbou olhando para a mulher, que gravou o ato em vídeo.
Como o autor dos atos obscenos estava usando capacete no momento que a moça gravou as imagens, não é possível identificá-lo.
De acordo com a delegada Carla Zanetti, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a coragem da moça em gravar a ação deste homem vai ajudar na investigação do caso e na apuração da identidade do autor. A delegada ainda salienta que não há uma orientação específica às vítimas nestas situações, mas o melhor é procurar alguém que esteja por perto e possa ter testemunhado o crime para que auxiliar no inquérito policial.
O Código Penal Brasileiro prevê pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa, pelo crime de praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público.