Segurança

VÍDEO: moradores questionam abordagem de agentes da GCM a haitiano em Bento

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Circula nas redes sociais um vídeo no qual moradores e pessoas que passavam recentemente pela Rua Marechal Deodoro, no centro de Bento Gonçalves, demonstram indignação com uma suposta abordagem vinda de um agente da Guarda Civil Municipal, que teria tirado a mochila de um haitiano que comercializava seus produtos no local.

No vídeo, as pessoas reclamam também da brutalidade com que o rapaz foi abordado, com supostas agressões. O Comandante da Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves, Clovis Lavarda emitiu uma nota oficial a respeito do caso.

A participação da GCM se resume ao fato mostrado no vídeo e não evidencia qualquer irregularidade.

A ação era de combate ao comércio ilegal de produtos sem procedência, o popular comércio ambulante, devolvida por fiscais municipais, vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

No cumprimento de sua tarefa os fiscais foram hostilizados e impedidos de completar os trâmites administrativos de apreensão de mercadoria.

Ao se sentirem ameaçados de agressão física, pediram auxílio aos servidores da GCM que ali estavam para segurança pessoal desses fiscais. Uma vez garantida a integridade física de todos, deslocaram do local.

Os fiscais fizeram apreensão de parte das mercadorias de um dos vendedores que correu ao ver a aproximação da equipe.

Não houve agressão física e a ação foi administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que só teve envolvimento da GCM, em razão da reação adversa do vendedor fiscalizado e outros colegas vendedores, no sentido de impedir o completo trabalho.

A GCM tem o dever de prestar apoio, em segurança, a todas as equipes funcionais do município, seja em trabalhos de orientação, prevenção, fiscalização e de cumprimento de medidas administrativas previstas para cada caso.

Apoiamos em segurança, desde o início das atividades, ações de todas as Secretarias, Turismo, MeioAmbiente, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, IPURB, enfim, é nossa responsabilidade dar aporte e garantia de segurança em todos os eventos e ações que são promovidas ou de responsabilidade do município.

Esse aporte de segurança, essa responsabilidade da GCM,em prestar segurança aos serviços próprios do município, suprime a necessidade pedir auxílio e onerar outros órgãos e instituições de segurança, principalmente em trabalhos de baixa e média complexidade.

Salientando e esclarecendo sempre que a GCM está vinculada a Secretaria Municipal de Segurança e conta com órgão próprio de controle e fiscalização formado por ouvidoria e corregedoria, para demandas exclusivas da GCM.

Todo o trabalho ordinário é previamente planejado e com constante análise de resultados e revisão de atitudes.

Em solicitações de apoio para ações e operações, sempre é feito análise da legalidade e legitimidade dessa ação e principalmente da viabilidade de execução.”

Confira o vídeo: