Comportamento

VÍDEO: morador de Santa Tereza relata o drama após enchentes que devastaram o município

Município sofreu com uma das principais enchentes da história da localidade

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

O cenário no município de Santa Tereza nesta quinta-feira (9), após os dias que marcaram talvez a principal enchente já registrada na cidade, é devastador. O pequeno município, a cerca de 30km de Bento Gonçalves, encontra-se em uma situação desesperadora.

Árvores caídas, lama em praticamente todas as ruas, moradores fazendo uma força tarefa para limpar o interior e a frente de suas residências e muitos móveis espalhados pelas ruas, que foram arrastados pelas águas, que deixaram inúmeras famílias ilhadas.

Energia elétrica praticamente não há na cidade após os dias de caos. Moradores improvisaram uma espécie de cozinha nas rua. Desde a noite de terça-feira (7), os bombeiros de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul atuam no auxílio a diversas famílias que ficaram totalmente ilhadas. Defesa Civil e Brigada Militar também atuam no local nesta quinta-feira.

O morador Nei Paulo Bongiorno, 39 anos, mostrou a situação de sua casa, que foi atingida pelas águas nos dois andares. Ele mora com sua esposa, seu filho na faixa dos 15 anos e uma filha, com menos de 10 anos de idade. Felizmente, todos saíram a tempo da residência no momento das enchentes e conseguiram se abrigar.

“Perdemos tudo. A situação é geral entre os moradores de Santa Tereza, sem dúvidas uma das maiores enchentes do município. Muito triste. Salvamos poucas roupas, o que estamos usando agora e mais algumas. Eletrodomésticos e móveis perdemos tudo. A altura da água chegou em torno de 1m40cm”, relatou.

A situação do Rio Taquari, que cerca o município, segue com o volume considerável, apesar de esta quinta-feira não ter registrado chuvas no município e portanto ainda exige alerta aos moradores e atenção máxima dos órgãos competentes.

Confira abaixo uma série de fotos que mostram o drama pelo qual passa o município e o vídeo, no qual o morador Nei Paulo Bongiorno mostra a situação no interior de sua residência:

Imagens: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM