No final da tarde desta sexta-feira (15), um forte temporal assolou Caxias do Sul. O vento forte que passou fez desabar a estrutura da exposição de arte “Van Gogh & Impressionistas”, que acontecia no Shopping Villagio. Conforme a Brigada Militar, que atua no momento junto a demais autoridades, 11 pessoas resultaram feridas, sem gravidade, e uma mulher com fratura no pé, sem riscos.
O Villagio Caxias divulgou nota à imprensa, informando que está prestando o apoio às vítimas. Conforme a assessoria, “O Villagio Caxias Shopping informa que prestou os primeiros socorros aos visitantes atingidos, encaminhando-os ao hospital. Diante dos ventos fortes que atingiram Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira, provocando destruição em diversos pontos da cidade, a estrutura de uma exposição que ocorria no estacionamento caiu. O shopping auxilia o trabalho das autoridades e está prestando todo o apoio às vítimas”.
Os relatos dos visitantes da exposição de arte é de “cena de terror”. Conforme a representante comercial do Grupo RSCOM, Valdirene Titton, que estava no local, o momento foi de pavor por não saber como sairia dali. “Quando passamos para a segunda sala, se apagaram todas as luzes, pensei que fosse da acústica do som, veio um barulho muito forte de vento. Só que não, o vento entrou numa lacuna, ali da lona, e começou a arrastar tudo por cima. Eu e algumas pessoas, a gente estava bem no início ali, recém havíamos entrado e a estrutura veio vindo e veio derrubando tudo. Aí a gente tentou sair pela saída de incêndio e a porta não abriu para poder sair para fora e todo mundo estava desesperado e tudo caindo em cima da gente. Ficamos encurralados, com medo que caísse mais ainda. Depois a gente já estava fora da estrutura, mas tudo ainda caindo. Já tinha derrubado tudo, mas a gente ainda tinha medo que fosse cair alguma coisa em cima de nós. Ainda tinha uns fios de alta tensão, uma pessoa disse ‘que era para cuidar’. Aí a gente foi, voltou para o lugar da onde a gente entrou. E aí ali conseguimos sair para fora. Mas foi horrível, foi horrível. Cena assim de terror, de terror”
Confira a cobertura do Portal Leouve no link abaixo:
Imagens do início do temporal:
Pontos da cidade estiveram alagados
Alguns pontos da cidade, inclusive região central, apresentaram alagamentos, caso da rótula de acesso ao Estádio Centenário com a rua Bento Gonçalves, que ficou totalmente inundada. Motoristas que desciam pela localidade precisaram fazer desvios por dentro do Posto Sim para evitar a água alta. Os funcionários do posto foram responsáveis por desentupir os bueiros das ruas, e após, as águas vazaram rapidamente.
Ver essa foto no Instagram
Leitores do Portal Leouve informaram que no bairro Planalto, na Rua da Chapa, também houve registro de alagamento de casas com as fortes chuvas que caíram no final da tarde.
Outro ponto rotineiro com alagamento é no bairro Esplanada, na rua Júlio Calegari, em frente à garagem da Visate.
Avenida Rio Branco também teve registro de queda de árvore.
Um bar no bairro Diamantino teve registro de alagamento no interior do estabelecimento.
Na Rota do Sol, na chegada de Caxias do Sul, registro de galhos pelo acostamento.
Árvore caiu na Avenida Júlio de Castilhos.
O mesmo aconteceu na Rua dos Cinamomos, no bairro Cinquentenário.