Comportamento

VÍDEO: Estiagem muda cenário do Salto Ventoso, um dos principais pontos turísticos de Farroupilha

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul nestes primeiros meses de 2020 alterou drasticamente o cenário de um dos principais pontos turísticos de Farroupilha e da região.  O Salto Ventoso, no interior da cidade, está com o nível de água muito abaixo do normal. Na tarde desta terça-feira (05) apenas um filete de água corria na catarata que já foi cenários para filmes e mini-séries de grande sucesso, entre eles, o indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro: O Quatrilho.

Conforme moradores da localidade, não chove de forma mais consistente desde o dia 11 de novembro do ano passado. O que fez com que o arroio diminui-se nos últimos meses. As chuvas que tem caído na região tem servido apenas para amenizar a situação do gramado do parque, que está fechado para a visitação desde o dia 19 de março por conta da pandemia da Covid-19.

O problema deve persistir nos próximos dias. As chuvas desta semana não foram o suficiente pára mudar o cenário e de acordo com dados da MetSul Meteorologia, neste mês de maio a previsão é de mais duas frentes frias com chuva. Até o dia 19, deve chover aproximadamente 41,7 mm. Após isso, haverá um período de tempo seco e a chuva deve retornar no final do mês.

Foto: Reprodução

Conforme o estudioso do tempo, o garibaldense Leo Gusso, o que se espera a partir deste final de maio é uma sensível melhora das chuvas no Rio Grande do Sul como um todo, por conta da diminuição das correntes de ar quente que procedem do norte e centro sul da Bolívia e assim abre espaço para as frentes frias que procedem do centro sul da Argentina e Uruguai. Ou seja, a tendência é de um aumento das precipitações também em nossa região.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM