
Um novo deslizamento de terra, nesta terça-feira (08) atingiu a ERS-448, no sentido de Farroupilha a Nova Roma do Sul. Um vídeo mostra o estrago da rodovia. A parte de cima da encosta veio abaixo e levou todo o asfalto. As imagens impressionam pelo tamanho do estrago causado. A pista já estava bloqueada a uma semana e sem previsão de liberação, devido a uma queda no Km 40. Essa nova queda é antes da que ocorreu na ter-feria passada.
Confira as imagens gravadas com um drone por Fabiano Sperotto:
Após os deslizamentos da última semana, o Exército chegou a ser convocado e realizou um estudo topográfico no local para a instalação de uma ponte móvel. Porém, devido a extensão dos danos – a cratera que se abriu media cerca de 60 metros – não foi possível a realização do trabalho. Com isso, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estava iniciando os estudos técnicos para avaliar o melhor trabalho a ser feito no local.
A previsão é de que na sexta-feira (10), uma equipe da autarquia esteja nos locais avaliando a situação. O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, comentou sobre a situação.
” A palavra que define tudo isso, já há uma semana é uma só: pesadelo. Vamos estar junto com a Daer avaliando a situação no final da semana com a esperança de que tudo se resolva logo”, disse.
A administração está disposta a auxiliar financeiramente para que o conserto ocorra de uma forma rápida. A prefeitura de Farroupilha também já se colocou a disposição para auxiliar.
Os motoristas que se deslocam de Veranópolis rumo a Nova Roma do Sul podem utilizar a ERS-437. Os que partem de Farroupilha devem seguir até Antônio Prado pela rodovia ERS-122, acessar a cidade e, então pegar a ERS-437 e a ERS-448 para chegar a Nova Roma do Sul.
A estrada que passa por Pinto Bandeira e estava sendo usada de forma secundária, ao menos por veículos leves, também está bloqueada devido ao risco de água subir demais e invadir a pista.
As balças, que ligam Nova Roma do Sul a Nova Pádua e Veranópolis não estão operando devido as cheias dos rios.
Confirma imagens dos estragos causados pelo deslizamento da semana passada.