Trânsito

VÍDEO: Enormes buracos tomam conta da estrada em Vila Rica no interior de Farroupilha; Moradores pedem providências

VÍDEO: Enormes buracos tomam conta da estrada em Vila Rica no interior de Farroupilha; Moradores pedem providências

Um vídeo publicado em redes sociais mostra o deplorável estado em que se encontra a estrada Amalia Mazzarol Chesini, que dá acesso a comunidade de Vila Rica, na divisa de Farroupilha com Garibaldi, com acesso pela VRS-813. Conforme a publicação, o vídeo foi gravado na quinta-feira (26) após as chuvas que atingiram a região.

Nas imagens, que foram gravadas pela moradora da comunidade e empresária Carla Chesini, é possível ver que os buracos tem, ao menos, um metro de diâmetro e uma profundidade que pode “engolir” a roda de um veículo pequeno. A situação é encontrada em todo o trecho da rodovia municipal que tem cerca de 2,3 quilômetros de extensão.

Carla relata que a situação não é uma novidade para os moradores que há anos buscam junto ao poder público uma manutenção efetiva no local, já que as operações tapa-buracos não estão mais resolvendo o problema.

“Já foi feito inumaras operações. Mas logo as equipes terminam os buracos retornam. Quando percebemos os primeiros sinais já começamos a chamar novamente pois sabemos que não irá demorar para piorar. E a resposta que temos é sempre a mesma: ou falta material ou o tempo não colabora. Não entendo como puderam deixar chegar nesse ponto”, desabafa.

Além dos moradores, Vila Rica conta com um frigorifico, uma adega que recebe turistas de várias pontos do Estado e um pequeno comercio local que depende da estrada para o seu desenvolvimento.

A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Argídio Shimitz, para comentar sobre a situação. Ele disse que a pasta vem monitorando a situação desde janeiro. Há cerca de 15 atrás ele esteve reunido com moradores e uma nova operação foi feita. Ela foi paralisada no começo desta semana devido as chuvas.

Shimitz falou sobre o retorno das obras.

“Eu vou retomar o trabalho semana que vem se não chover. Nãor esolve nada irlá hoje que ainda está úmido e ainda tem água dentro do buraco. O asfalto trabalha com calor, é preciso uma temperatura acima dos 15ºC. Então, vamos começar na próxima segunda-feira, se não chover mais”, disse.

Com relação a um obra mais completa no trecho, o secretário diz que não há previsão já que se aguarda verbas para as melhorias.