Uma campanha do Ministério Público do Trabalho, com foco na prevenção ao trabalho análogo à escravidão, está utilizando a safra da uva no sul como exemplo para que pessoas tomem cuidado. Conforme vídeo que circula nas redes sociais, a propaganda foi reproduzida no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia.
O vídeo ilustrativo destaca um personagem que aceita a oferta de trabalho em uma lavoura de uva no sul, esperando ter sucesso. No entanto, ao chegar ao local, é enganado e se torna vítima de escravidão por dívidas. Confira:
Histórico
No ano passado, 207 homens contratados para a colheita de uva foram resgatados de condições degradantes em um alojamento em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Eles eram submetidos a trabalho análogo à escravidão e haviam sido recrutados por uma empresa da Bahia que prestava serviços terceirizados para vinícolas da Serra Gaúcha.
Relembre: Nordestinos são resgatados em ação contra trabalho escravo e tráfico de pessoas em Bento Gonçalves
Resposta
Em contato com a reportagem do Grupo RSCOM, nesta quinta-feira (01/02), o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), Daniel Panizzi, afirmou que neste momento a entidade não tem nenhum posicionamento quanto ao vídeo reproduzido no aeroporto de Salvador.
Por sua vez, o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, publicou um vídeo em suas redes sociais se manifestando sobre o fato e defendendo a história e o trabalho dos produtores da Serra Gaúcha. Confira abaixo:
Ver essa foto no Instagram