Cidades

VÍDEO: Após 28 dias de queda de barreira, ERS-122 segue bloqueada em Farroupilha

Nesta segunda-feira (02) completa-se quatro semanas do ocorrido

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Nesta segunda-feira (02), a queda de barreira no Km 43 da ERS-122, na serra entre Farroupilha e São Vendelino, completa quatro semanas. A rodovia segue completamente bloqueada e sem previsão de liberação do fluxo. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), prossegue com os trabalhos de perfuração da rocha que  está presa ao talude e que ainda pode deslizar. Não foi informado a quantidade de perfurações, que variam de 11 a 15 metros de profundidade, foram feitas até o momento. Os técnicos que trabalham no local também não conseguem prever quando serão feitas as detonações no local. Acredita-se que elas possam ocorrer ainda nesta semana.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Com as perfurações no topo do talude, muitas pedras desceram da encosta e estão sobre a rodovia. Não é descartada a possibilidade de que, durante as perfurações, a rocha se solte e caia. Por conta disso, a perfuratriz é ancorada em uma escavadeira e os trabalhadores usam cordas para garantir a segurança dos trabalhos.

O engenheiro da Encopav, empresa contratada pelo Daer, Roberto Bortolossi Filho, explicou como está sendo feito o trabalho de detonação da rocha, que tem o volume quase duas vezes  maior que as pedras que caíram na noite de 4 de novembro. De acordo com ele, serão feitas em torno de três a quatro linhas de fogo. A ideia é que em um primeiro momento a rocha se solte do talude e que menos de um segundo depois, uma nova explosão detone a pedra para que ela caia já em pedaços. Ainda não se sabe a quantidade de explosivos que serão usados.

Após as detonações será feita a limpeza da pista e uma nova avaliação técnica irá decidir se há segurança para a liberação do tráfego. Em outra etapa da obra, será recuperado o asfalto que, de acordo com o Daer, em alguns pontos, chegou a afundar cerca de 1,5 metros devido ao peso das pedras.

Carro de passeio e ônibus intermunicipais que desejam ir para Porto Alegre e região Metropolitana, podem usar a VRS-826, em Alto Feliz, com acesso por Nova Milano. Já veículos pesados devem usar a BR-116, em Caxias do Sul, ou seguir pela RSC-453 e depois usar a BR-470 até Garibaldi para descer até São Vendelino usando a ERS-446.