Eleições

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão é eleito Senador pelo RS

Com 100% de urnas apuradas, 44,11% votos válidos elegem o candidato

Vice-presidente da república, Hamilton Mourão é eleito senador pelo RS
Foto: Romério Cunha/ VPR

Neste domingo (2), os gaúchos foram as urnas para escolher seus representantes políticos. Dentre os cargos, estava o de Senador do Estado, sendo eleito o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Após apuração de 100% das urnas, o General contabilizou 2.593.294 votos válidos, o equivalente a 44,11%.

O mandato de Senador é de 8 anos, atualmente tem como senadores no Estado Luiz Carlos Heinz(PP) e Paulo Paim (PT).

Conheça o Senador eleito Hamilton Mourão

O General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO é o Vice-Presidente da República Federativa do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Filho de Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 15 de agosto de 1953.

Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o Ensino Médio, ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras e, em dezembro de 1975, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, graduando-se em Ciências Militares.

Ao longo de 46 anos de serviços prestados ao Brasil, exerceu funções típicas de oficial subalterno e intermediário nos corpos de tropa, de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e de assessor de estado-maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, Distrito Federal. Desempenhou, ainda, o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000.

No exterior, como observador militar, representou o Brasil na Terceira Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM III), em 1996/1997, e como Adido de Defesa e do Exército na Venezuela, de 2002 a 2004.

Das comissões recebidas como oficial-general, destacam-se a de comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, a de comandante da 6ª Divisão de Exército e de Comandante Militar do Sul, ambas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e de Secretário de Economia e Finanças, em Brasília, onde encerrou sua vivência de quase cinco décadas de serviço castrense.

Em sua formação profissional, podem ser relevadas, além da graduação, do aperfeiçoamento e da especialização (paraquedismo e operações na selva), as titulações como Mestre em Operações Militares e como Doutor em Ciências Militares, fruto da realização dos cursos de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Das principais comendas recebidas, destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Ordem do Mérito de Defesa, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Judiciário Militar e Medalha do Pacificador.

Após deixar o serviço ativo, em fevereiro de 2018, o General MOURÃO assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro, condição na qual permaneceu até iniciar a sua participação no processo eleitoral, como candidato ao cargo de Vice-Presidente da República, compondo a equipe vencedora que trouxe o então Deputado Federal JAIR MESSIAS BOLSONARO à Presidência da República, em outubro de 2018.

Casado com a Senhora PAULA MOURÃO, o Vice-Presidente possui um casal de filhos (Antonio Hamilton e Renata) e cinco netos. (*Fonte Gov.br)