Cidades

Vice-governador, Defesa Civil e prefeitos do Litoral têm reunião nesta segunda-feira com foco no ciclone que atingiu o estado

No estado 13 mortes já foram confirmadas devido as fortes chuvas.

Vice-governador, Defesa Civil e prefeitos do Litoral têm reunião nesta segunda-feira com foco no ciclone que atingiu o estado

O vice-governador Gabriel Souza coordena, na segunda-feira (19), às 9h, uma reunião com os prefeitos de 11 municípios do Litoral Norte atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. O encontro terá a presença de órgãos de Defesa Civil do Estado e da União e ocorrerá no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, em Osório.

De acordo com Gabriel, o objetivo é promover uma primeira reunião técnica com os órgãos e secretarias responsáveis para discutir os planos de trabalho no socorro às vítimas e o rescaldo dos danos da tragédia.

“Por determinação do governador Eduardo Leite, vamos debater os próximos passos em conjunto com os municípios porque precisamos ajudar as pessoas que perderam suas casas, seus móveis, e também recuperar as estradas danificadas pelas chuvas”, explica o vice-governador.

Informações sobre o Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul 13 mortes já estão confirmadas devido ao ciclone que atingiu o estado, ainda segundo informações repassadas pela Defesa Civil restam ao menos quatro pessoas desaparecidas todas na cidade de Caraá.

A Defesa Civil localizou os corpos das vítimas fatais em Caraá (3), Maquiné (3), São Leopoldo (2), Novo Hamburgo (1), Bom Princípio (1), Gravataí (1), Esteio (1), São Sebastião do Caí (1). São sete homens, com idades que variam entre 23 e 76, e cinco mulheres, com idades entre 55 e 92 anos de idade, além de um bebê de quatro meses.

Há neste momento mais de 4 mil  pessoas desabrigadas e mais de 600 desalojadas no Estado. A Defesa Civil alerta para os cuidados ao retornar para sua residência. É necessário verificar as condições estruturais e de segurança, higienizar o local e todo material que teve contato com a água e comunicar às autoridades, se identificar riscos.